Pular para o conteúdo principal

O Poder do Engano II

Foi de uma mensagem pregada pelo pr. Jonathan Alvear em Curitiba que tirei o título desta postagem. Embora o foco fosse a igreja de Filadélfia ele deu uma pincelada a respeito de Sardes outra igreja descrita em Apocalipse 3.

Desde então fiquei com essa expressão martelando em minha cabeça.

Há mais de um mês venho observando situações em que o poder do engano opera.

Infelizmente ele está também no meio da igreja.

Sardes recebeu repreensão por ter a aparência de uma igreja viva quando na verdade estava morta. Suas obras já não eram perfeitas diante de Deus.

Que triste realidade daquela igreja e que perigo nós corremos hoje de viver como Sardes.

Gosto de estudar outra situação que está descrita no livro de I Samuel 16 quando o profeta chegou à casa de Jessé para ungir um rei para Israel.

Ele foi à casa daquele patriarca a fim de ungir o homem que Deus escolhera para rei. Naquele lugar ele não contaria com a aclamação popular. Ele precisava estar sensível à Deus para aquela tarefa.

Veio Eliabe filho de Jessé se apresentar e sua aparência era ideal para a ocupação de rei do ponto de vista de Samuel. Ele pensou: Aí está o substituto de Saul. Certamente é ele.

Os filhos de Jessé eram homens valentes, formosos e de boa estatura. Seria difícil para o profeta escolher entre eles apenas um, mas não foi necessária a dúvida.

Deus estava presente para não deixar a verdade oculta. O SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.

Naquele lugar e diante de Deus o poder do engano não podia operar. (Graças a Deus essa verdade não mudou).

Samuel esperou para ver o outro filho de Jessé. Deus não teria se enganado ao enviá-lo àquele lugar. Estava ali o seu ungido e Samuel faria o que devia ser feito.

Mandaram chamar Davi e todo o engano se desfez. Quando ele entrou o Espírito do Senhor disse a Samuel. É este mesmo. Pode ungi-lo.

Quem, até aquele momento, tinha olhado para Davi e visto nele potencial para ser um rei?

Só Deus, que não olha para a aparência!

Podemos enumerar centenas de exemplos, mas queria ainda ressaltar algo importante sobre como vencer o engano na vida espiritual.

Em ambos os exemplos citados neste texto o engano foi vencido pelo Espírito de Deus.

Ele não nos deixa em dúvida! Isso não é bom?

Você quer saber a ferramenta que ele nos disponibilizou?

Estou falando de um dos dons que Deus nos deu... o dom de discernir os espíritos. Cor. 12:10

Está disponível para todo aquele que buscar o batismo com o Espírito Santo. Precisamos usá-lo com afinco nesse último tempo da igreja e impedir que o poder do engano opere.

Comentários

Josilene disse…
O poder do engano!
Apesar de inúmeras vezes ouvir mensagens que abortam temas voltados para esse assunto, nunca tinha parado para pensar no imenso poder que o engano tem. O pior de tudo é que se olharmos ao nosso redor não é difícil encontrarmos exemplos de pessoas que não tiveram discernimento suficiente para não ser "confundido"!
Que o senhor possa nos direcionar de tal maneira que o poder do engano não seja suficiente para nos confundir em tempo algum!Que o poder do Espírito Santo seja imensamente maior...agindo em nossas vidas!

Abraços

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e