terça-feira, 19 de agosto de 2008

Aprendizado na Caverna

Diz a história que ao saber que Davi estava na caverna de Adulão muitos homens foram se juntar a ele. Eram homens endividados, desgostosos e em apuros.
O que faz um grupo de homens endividados, desgostosos e apurados em uma caverna?
Neste caso posso afirmar que este grupo entrara para uma escola para um precioso aprendizado. A escola de valentes.
Já ouviu falar dos “valentes de Davi”?
Se não sabe, gostaria de convidá-lo a passear pela história bíblica...
Davi fugiu da presença do rei Saul a fim de preservar sua vida. O destino de sua fuga foi a caverna de Adulão.
Se você ler o que diz a história vai perceber que o rei Saul intentava matar Davi porque o temia e reconhecia que Deus havia entregado o reino de Israel em suas mãos, quanto mais se conscientizava disso, mais seu ciúme e inveja aumentava.
Davi por sua vez era um homem de caráter e reconhecia a unção de Saul e por isso fugiu da presença dele para não tocar no ungido do Senhor.
Na caverna então, Davi se tornou comandante do grupo e começou a ensiná-los, era com ele uns quatrocentos homens.
O que Davi ensinou a eles não está relatado, mas nos próximos capítulos quando sai para batalhas vemos claramente que não está sozinho.
O relato diz que Davi e “seus valentes” saiam como leões e velozes como corça.
Sabe o que me intriga nessa história?
A eficácia do ensinamento de Davi e o aprendizado de seus homens.
Davi era um homem temente a Deus e sabia agradá-lo com um coração reto. Ele sabia que Deus havia lhe ungido e, portanto não temia as adversidades.
Certamente na caverna de Adulão ele encorajou os homens a confiar nesse Deus forte e poderoso. Não tenho dúvida de que demonstrou tanta firmeza no seu caráter que tenha contagiado os desgostosos e fez com que voltassem a ter gosto pela vida e vontade de vencer.
Ele os ensinou a liderar suas emoções. Ele os ensinou a vencer as dívidas. Ele os ensinou a lutar sempre e desistir jamais!
Onde Davi aprendeu tudo que sabia? “Trabalho de campo” com Deus!
Então... Na próxima vez que você tiver se sentindo desgosto, ou tiver endividado e em apuros desejando entrar num lugar fechado para estar sozinho, lembre-se que na “caverna” é possível ter um aprendizado. Tenha disposição para aprender com Deus a superar os desafios e tome atitude de fé!
Quem conhece a Deus se esforçará e fará proezas! (Daniel 11:32)
* caverna de Adulão (I Samuel 22, I Crônicas 11)