Pular para o conteúdo principal

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus.

Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo.

Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo.

Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus?

O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra.

Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem era Deus, se Baal ou o Senhor de Israel. Elias conhecia a Deus e seu mandamento. No seu coração ecoava a lei: “Ouve ó Israel: o Senhor nosso Deus é o único Senhor.”

Então no monte Carmelo foi travado este duelo. Quem sairia vencendo? Baal? Ou o Senhor de Israel? Quem era o Deus que podia responder com fogo? Houve ali no monte o primeiro culto. Cheio de grito e desespero da parte dos profetas de Baal. O novilho estava sobre a lenha esperando a resposta de Deus. As horas se passaram e nada de fogo sobre o altar. Os profetas saltavam se retalhavam com facas, derramavam sangue, profetizavam e ofereciam à Baal um culto como de costume. Eles deram tudo de si, mas o fogo não veio.

A tarde se aproximou e Elias se cansou daquele espetáculo horrendo. Chegara o seu momento de clamar ao seu Deus.

Conhecemos a história. Sabemos que ele consertou o altar do Senhor que estava em ruínas.

Mas, o que mais chama a minha atenção é que ele esperava uma resposta com fogo, no entanto fez um rego em redor do altar e o encheu de água. A água correu ao redor do altar e encheu o rego também. E até uma criança sabe que por mais forte que o fogo seja ele se apagará em contato com a água. Elias, porém estava convicto que Deus responderia sua oração para provar a Israel que ainda era Deus e aos profetas de Baal que somente ele poderia responder àquele desafio.

Elias orou e caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, e o pó. Legal! Aquele fogo realmente veio de Deus. O seu calor era impressionante. Sua luz possivelmente tenha sido maravilhosa, mas... O que aconteceu com o fogo ao entrar em contato com a água? Deveria se apagar em qualquer outra circunstância, mas não diante de Deus. Diante do Deus de Israel o fogo lambeu a água.

Imagino o espanto de todos ao ver o confronto destes elementos naturais. O fogo consumindo a água quando naturalmente (em outra situação) a água apagaria o fogo.

Água e fogo. Dois elementos que representam grandes verdades bíblicas. O caminho da salvação de todos os homens passa por eles. O batismo em água... E o batismo no fogo.

João Batista disse: Eu vos batizo com água, para arrependimento. Mas após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Temos passado pelo batismo das águas? Muito bom!

Precisamos passar também pelo batismo no fogo do Espírito Santo!Esse é o poder de Deus.

Muitas igrejas e denominações estão aí oferecendo todo tipo de culto para todos os gostos e tribos. Tem igreja e religião de diferentes filosofias para todos.

Mas, só tem um Deus que responde com fogo e consome a água.

Ele é o mesmo ontem, hoje e será eternamente.

Seu nome é Jesus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha