sexta-feira, 11 de abril de 2014

Máxima

Aquele que outrora sabiamente declarou
"Certifique-se de estar certo antes de prosseguir"
Bem podia ter acrescentado:
"Certifique-se de estar errado antes de desistir".

domingo, 6 de abril de 2014

Leitura do mês: Jogando para vencer

Este livro foi traduzido para o português em 2010, mas só agora tive a oportunidade de ler.Já havia lido sobre John Wooden muito antes de ter um exemplar deste em minhas mãos. Grandes líderes e palestrantes requisitados como John C. Maxwell e Jon Acuff mencionam o nome dele em seus escritos e palestras. Ele foi um grande treinador, professor e líder.


Sempre gostei de observar a liderança exercida no esporte ainda que nem de longe eu seja uma esportista. Há muito para se aprender observando os campeões (e por que também não os derrotados?) em ação nas quadras, campos, competições, treinos e, mais ainda, nos bastidores.
John Wooden, um dos nomes mais respeitados na história do basquete americano e Steve Jamison, um estudioso da metodologia de John Wooden, descrevem a trajetória de sucesso do homem considerado pela ESPN o ‘treinador do século’. Eles destacam neste livro aqueles que foram exemplo na vida de Wooden e quem foram as pessoas que o influenciaram a se tornar o grande líder que se tornou. Uma das pessoas responsáveis por ‘moldar’ o seu caráter foi o seu próprio pai, Joshua Wooden.
Outro destaque importante no livro é a definição de e o modelo para o sucesso, segundo John Wooden. 
É possível encontrar no livro a narração de alguns episódios marcantes na vida do treinador como o dia em que seu pai o presenteou, por ocasião de sua formatura no primário, com um cartão contendo sete sugestões a serem seguidas.
Uma das sugestões contidas no cartão é a seguinte: “Construa um abrigo para os dias de chuva”.
Uma pequena frase com uma profundidade...
Ainda estou com estas palavras ecoando dentro de mim. Que conselho sábio!
Destaquei varias frases durante a leitura deste singelo livro. Estou feliz pela escolha que fiz para este mês. Vale a leitura!