Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 7, 2010

Quando?

A segunda, de dez pragas enviadas no Egito, foi a das rãs. Relata a história no livro de Êxodo que as rãs subiam dos rios, entravam nas casas, nos dormitórios, subiam nas camas, nos fornos e nas amassadeiras. Por todos os lados se viam rãs, elas saiam de todos os rios, lagos e tanques. Dificilmente alguém pode ter esse anfíbio em estima e certamente era uma situação assombrosa. Como os egípcios se deitavam, banhavam e alimentavam se por todos os cantos de suas casas estavam várias rãs saltando e coaxando? Imagine o grito das crianças e o pavor das mulheres. Faraó mais uma vez chama à sua presença os seus magos para testar seus poderes. Observe que os magos provaram que podiam fazer o mesmo que Moisés e Arão fizeram pela ordem do Senhor e agravaram o problema fazendo surgir mais rãs das águas. O encantamento dos magos do Egito não foi para fazer sumir as rãs. Diante disso Faraó manda chamar Moisés e Arão para que eles rogassem ao Senhor que tirasse as rãs do meio do Egito, pois os magos não po…

Sifrá e Puá

Você leu na postagem anterior a respeito do “desenrolar” da promessa de Deus a Abrão.
Alguns nomes são rapidamente reconhecidos nessa história.
Abraão, Isaque, Jacó e José são os patriarcas que carregaram a promessa e suas famílias são facilmente identificadas, seus nomes estão sempre presentes. Porém outros nomes permanecem nos “bastidores” e somente com um olhar atento podemos identificá-los. Nem por isso são desprezíveis.
No inicio do livro de Êxodo lemos sobre a morte do “último” patriarca de seus irmãos e de toda aquela geração.
Então levantou um outro rei sobre o Egito que não conheceu José e assim as palavras que Deus disse a Abrão começaram a ter efeito mais visível.
Os filhos de Israel são reduzidos á escravidão.
A promessa de uma grande nação começa a se manifestar no cativeiro. Quanto mais aflição, mais os filhos de Israel se multiplicavam, mais cresciam e se fortaleciam. Paradoxo, não? O que poderia barrar o agir de Deus?
Veja só como a situação agora é diferente. As mulheres heb…