Pular para o conteúdo principal

Atreva-se!

Faz algum tempo que tenho tentado esboçar uma reflexão a respeito de Abraão; de quando Deus o comunicou que destruiria Sodoma e Gomorra. Maravilho-me com a liberdade que este homem tinha com Deus, sua ousadia, temor e confiança.

O pecado de Sodoma e Gomorra havia se agravado de tal maneira que Deus estava decidido a destruí-la, mas não faria sem antes comunicar seu amigo a quem escolheu para ser pai de uma grande nação. O relacionamento de Deus com Abraão foi tão especial que em nenhum lugar na bíblia se vê outro igual.

Após ser comunicado, Abraão aproximou-se de Deus e disse:

“Destruirás também o justo com o ímpio?”

Esta primeira indagação demonstra o conhecimento e intimidade que este homem tinha com Deus. Ele sabia que Deus era clemente e misericordioso, tardio em irar-se e grande em amor. Sua ousadia em questionar a vontade de Deus foi baseada no seu relacionamento e confiança para com Ele. Estava seguro de que Ele se agradava dos justos. E continuou Abraão dizendo:

“Se houver cinqüenta justos na cidade, destruirás e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que ali estão? Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti esteja. Não fará justiça o juiz de toda a terra?

Este questionamento me soou aos ouvidos como um baita atrevimento e corri para pesquisar no dicionário a definição exata para a palavra “ousadia”. Aprendi que ser ousado é ter bastante coragem para atrever-se.

Abraão teve coragem para fazer algo: clamar a Deus por misericórdia!

Deus então respondeu:

“Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei o lugar por causa deles.”

Ok! Talvez se fosse eu a corajosa para questionar e houvesse recebido a resposta possivelmente pararia por aí e esperaria para ver Sodoma sendo salva da destruição por causa dos cinqüenta, afinal esse numero é até razoável. Entenderia que Deus fazia questão de 50 justos.

Mas, Abraão continuou: “Agora que me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza, ...” (reduziu o número para 45 justos). Depois: “Se porventura se acharem ali 40?”. E ainda: “Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: Se porventura...” (reduziu o número para 30 justos). Outra vez insistiu: “Agora que me atrevi a falar ao Senhor...” (reduziu o número para 20 justos). E por fim (Abraão parecia disposto a ver onde chegaria) disse: “Ora, não se ire o Senhor, pois só mais dessa vez falarei. Se por ventura se acharem ali 10?”

A resposta de Deus foi uma só para Abraão. A questão não era a quantidade de justos, mas a existência deles na cidade. Deus se disponibilizou a salvar uma cidade inteira por causa de 10 ou de qualquer justo que houvesse lá. Tanto é que ele passou pela cidade. E procurou.

No fim da história Deus retirou de Sodoma a Ló, sobrinho de Abraão, juntamente com sua esposa e filhas e então destruiu a cidade toda. Acredito que esse livramento Deus deu por causa de Abraão, seu amigo.

Essa história ficou em minha cabeça nessas últimas duas semanas.

Temos como igreja, clamado por um avivamento. Queremos a manifestação de Deus em nosso meio e pensamos o que de fato nos distancia de viver esse tempo? Alguns tem se questionado sobre os números. Será que o avivamento vai acontecer quando a igreja estiver cheia de pessoas? Outros estão abrindo suas portas a fim de deixar entrar todos quantos estiverem interessados pelo movimento, pela música, pela palavra ou qualquer outra coisa relacionada com o “movimento evangélico”, mas isso não vai resultar em avivamento.

Creio que Deus não mudou seu posicionamento. Ele ainda está olhando para ver se encontra justos no meio de nós. Recentemente escrevi sobre a palavra de Jesus em Mateus 18:20 que disse: “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles.”. É uma quantidade muito pequena, mas a razão da reunião é “Jesus”. Quando entendermos isso finalmente poderemos como Abraão, “atrevidamente”, ou se prefere a palavra ousadamente, entrar na sala do trono (Hebreus 4-16) e clamar por avivamento.

Se tiver 50 pessoas nesse mesmo sentimento, com coração sedento por Deus e disposto a se consagrar, acaso Deus não derramará do seu Espírito Santo? Se 40, 30, 20 ou 10 estiverem dispostos, o avivamento não virá?

Pense nisso!

- Bom Encontro Apostólico de Fogo e Santidade para todos que estarão nesse fim de semana em Araçariguama – SP no Vale da Bênção -

Comentários

Dc Gilmarcio disse…
Paz Daphnne,boa essa reflexão,estou com mesmo pensamento dessa mensagem.
Na segunda-feira , no culto de oração eu falei algo sobre isso e se tivermos o mesmo pensamento em conjunto, vamos obter resultados significativos com Deus.
Como Abrão teve a ousadia de questionar com Deus para salvar a cidade, foi simplismente por amor ao proximo , seu sobrinho.
A lei se resume nesse mandamento , amar ao proximo com a si mesmo, e se amassemos ao ponto de chegar diante de Deus e questionar como Abrão questionou, teriamos avivamento em nosso meio, vamos nos unir para que o Senhor possa nos abençoar com esse avivamento.
Que Deus nos ajude, Amém.
O titúlo de sua postagem ficou ecoando dentro de mim... degustei cada palavra com ferocidade de espírito (nem sei se é correto se expressar assim).Deus sonda e conhece o meu clamor a cada dia e cada lágrima que tenho derramado. Daphnne fico observando você a cada culto, nas orações, no sacudir do seu corpo e parece que tem um gigante lá dentro querendo mover tudo... Está claro que grandes coisas vão acontecer... assim como tudo o que virá não será através da multidão, mas por um pequeno número e eu também quero estar entre eles .
Bjs.

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e