Tenho passado mais tempo em casa nos últimos três meses. Nesse tempo tenho provado experiências diversas e claro dentro disso tenho me aproximado dos deveres domésticos.
Comentei com minha mãe que a vassoura que estava usando era totalmente imprópria.
Meu feeling de designer entrou em ação e descrevi para ela como seria a vassoura ideal.
A “cabeça” da vassoura deveria ter uma inclinação e as cerdas deveriam ser flexíveis, claro que a minha opinião foi entendida como desculpa de quem não quer varrer a casa (reação normal de adolescente apesar da minha idade rs rs rs rs).
Depois disso não toquei mais no assunto até que surgiu a necessidade de fazer compras, lembrei minha mãe de que precisávamos de uma vassoura melhor.
A solicitação foi feita, mas não fui atendida. A razão? As vassouras com as características que descrevi eram muito mais caras do que as comuns.
Resumindo.
Fiquei no pé até conseguir uma vassoura boa. Cara, mas de qualidade.
Essa pequena história parece ser imprópria para este blog, mas não leve a mal.
Você já parou para pensar no preço da qualidade?
Dizem que tudo que é caro é melhor. Não concordo. Mas, devo admitir que todo produto de qualidade tem o seu preço diferenciado.
Onde estão os diferenciais?
Voltando a história da vassoura: por trás do preço tem o estudo de material, o estudo do desenho o estudo do processo de fabricação, marketing e outros. Atrás de cada estudo existe um profissional. Atrás de cada profissional há uma despesa da empresa e poderia citar tantas outras razões que influenciam no preço final do produto.
Aí você questiona: As vassouras comuns não tiveram o mesmo procedimento?
Certamente não ou não seriam comuns. São resultados da utilização de materiais inferiores, mão de obra menos qualificada e outros procedimentos que permitiram a redução de despesa de fabricação.
Imagine as estradas do Brasil.
Quais delas são melhores para viajar?
Certamente as estradas pedagiadas. São mais iluminadas, sinalizadas e asfaltadas e por isso oferecem maior segurança aos usuários. Porém todos que optam por viajar por estas estradas são consciente que de tempo em tempo deverão pagar um pedágio.
É o preço da qualidade.
Todos nós gostamos de qualidade, mas nem todos nós estamos dispostos a pagar pelo preço.
É assim também na área espiritual.
Todos nós queremos ser cheios de poder de Deus, ter dons espirituais, ter um ministério como o de Paulo e Pedro... Poderia citar muito mais exemplos daquilo que nós almejamos, mas a lista ficaria muito extensa.
Temos avaliado o processo?
Qualidade é resultado de algo mais. Algum procedimento a mais do que o comum.
Visando o resultado, onde temos parado?
Espero que esta reflexão possa lhe servir de ajuda e que resulte em maior qualidade em todas as áreas de sua vida.
Comentários
Realmente focamos somente o produto final e nos esquecemos, na maior parte do tempo, do processo para tal resultado...
É este processo que com certeza muda tudo... Na EBB tenho conversado muito com meus alunos sobre estes aspectos.
Valeu... sua inspiração nos prova mais uma vez, que se quisermos um produto final de maior qualidade, teremos que pagar um preço diferenciado com certeza, pois de "coisas comuns" não requerem tanto em preendimento.
Bjs garota.
Sabrina - Goianira/GO
só quero te dar meus parabéns isto é bem apropriado em varias areas, de nossas vidas.