Pular para o conteúdo principal

Autenticidade

O que quer dizer: autenticidade? - Você é autêntico?

Autenticidade é caráter do que é autêntico, legítimo, verdadeiro.

Logo ser autêntico é possuir estas qualidades.

Deixa-me ir direto ao assunto.

Escrevi minha ultima postagem sobre os que carregam as palavras “andam dizendo”. Estes são mensageiros. Porém, não são autênticos.

Nossa sociedade está cheia de mensageiros sem esse caráter.

Quando estava a meditar nesse assunto me lembrei de um episódio descrito no livro de II Samuel.

A história relata a morte dramática de Absalão filho do rei Davi.

Joabe precisava anunciar ao rei que o Senhor havia livrado Davi das mãos de seus inimigos, mas que Absalão havia morrido.

A mensagem era séria e carregava em si dois lados. O bom; o conflito foi resolvido e o ruim; o filho do rei estava morto.

Não podia ser qualquer um para entregar o recado. Precisava ser entregue por uma pessoa legítima; com qualidade requerida.

Havia nesse cenário um jovem chamado Aimaás. Quando soube da necessidade de enviar a mensagem ele se apresentou a Joabe dizendo: deixa-me correr para entregar a notícia ao rei.

Joabe recusa a proposta do jovem e lhe mostra que ele não tem uma mensagem conveniente e que ele não está a par de todos acontecimentos portanto sua mensagem não era exata.

Enquanto Cusi, o mensageiro autêntico inicia sua carreira ao encontro do rei, Aimaás insiste com Joabe dizendo: Deixa-me correr, seja o que for eu quero ir. Eu quero correr. Somente me libera para que eu corra.

Joabe libera o moço já que à frente dele estava um mensageiro autêntico.

Porém Aimaás se apressa, passa por Cusi e chega primeiro diante do rei.

O que vemos a seguir é cômico e ao mesmo tempo constrangedor.

Quando Davi questiona o jovem a respeito de sua mensagem ele diz:

“Vi um grande alvoroço, quando Joabe mandou o servo do rei, e a mim teu servo; porém não sei o que era”.

Ora, o rei esperava uma mensagem trazida de um conflito. Seu coração estava angustiado e de repente chega uma notícia... Sem propósito... Sem conteúdo...

A expectativa do rei se frustra e ele coloca Aimaás de lado até que Cusi o autêntico mensageiro traz as notícias.

O que me chama a atenção é que Aimaás se apresentou para correr... ele se apresentou para ser portador de uma notícia... o interesse dele não era em entregar o conteúdo do recado... Ele não estava interessado no relato exato da situação... Ele queria apenas entregar ao rei o que ele “ouvira dizer”.

Ele soube do alvoroço, ele soube da “muvuca” e não quis ficar de fora daquele acontecimento. Enquanto a reação de Cusi foi de temor e tremor diante do ocorrido, Aimaás estava eufórico.

Isso te lembra alguma coisa?

Caro leitor, não sejamos como Aimaás...

Mas sejamos autênticos na fé, na palavra, no trato, no amor, no espírito e na pureza.

Comentários

André Rodrigues disse…
Paz do Senhor!
Verdade, é isso aí. Isso me faz continuar acreditando nos propósitos de Deus. Cusi não era uma coincidência, Deus não deixaria aquela situação terminar com as palavras nada verdadeiras de Aimaás! Assim, posso crer que para um tempo onde "nossa sociedade está cheia de mensageiros sem esse caráter", estamos aqui pra chegar, e 'contar a verdadeira história' para o rei.
Que bom fazer parte desta geração. Que bom receber de Deus tamanha misericórdia!
Miriam disse…
Oi, fiquei mais uma vez surpresa ao ler o título. Você escreve muito bem porém acho que seu talento em escolher o título é muito impressionante. Autencidade, palavra bonita, mais bonito ainda é conseguir ser autêntico. Num mundo onde "nada se cria, tudo se copia" é um alto desafio ter auto-consciência e determinação para ser nada mais e nada menos do que nos mesmos. Te amo muito, Miriam
Lú... disse…
é... cunhadinha! Como sempre reflexões que me surpreendem a cada dia com sua sensibilidade e temor ao Senhor!
Que nosso bom Jesus nos coloque na posição:"não apenas de bons corredores"....
mas de "autenticos mensageiros da palavra, autenticos em nossa vida, autenticos em nossos atos" e como Cusi tenhamos temor de tudo que o Senhor nos confia.
Abraços!
Com minha admiração e ahhhhh! saiba, vc é autentica.
rsrsrs
Lú...
Josilene disse…
Ser autêntico! Uauuuu...uma enorme responsabilidade, já que como podemos ver no exemplo de Cusi...carrega uma grande peso!Afinal...a auntenticidade influência a todos quanto estão ao nosso redor!

Abraços

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e