Pular para o conteúdo principal

Aguas Profundas

Lembro-me da primeira vez que conheci o mar. Estávamos voltando de um encontro da igreja no estado de São Paulo. Eu meus irmãos meu tio e outros que estavam conosco estávamos eufóricos para chegar em Santos. De longe avistamos a maresia. Foi uma bela experiência. Porém, naquela ocasião eu não sabia nadar, nem sequer tínhamos tempo para desfrutar do passeio como gostaríamos.
Hoje depois de tantos anos, já tive muitas outras oportunidades de ir ao litoral, passar tardes brincando na água, nadando e andando descalça na areia e definitivamente cada passeio é uma experiência maravilhosa.
A visão da água se encontrando com o céu no horizonte é extraordinária, assim como seu limite ao se encontrar com a areia da praia.
Essa recordação me conduziu a uma reflexão sobre o livro de Ezequiel capítulo 47 que relata uma visão de um rio de águas profundas.
“E saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos”.
E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos.
E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar.
E disse-me: Viste isto, filho do homem? Então levou-me, e me fez voltar para a margem do rio.
E, tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia uma grande abundância de árvores, de um e de outro lado “.
Já li e ouvi várias mensagens sobre essa passagem e cada vez aprendo uma nova lição.
Lembro-me então que cada vez que quero nadar ou brincar no mar é preciso andar muito contra as ondas e afastar-me bastante da areia até atingir um bom nível de água. (Isso não é muito difícil já que sou de baixa estatura).
Mas, sabe...
Nossa caminhada de fé é como essa passagem de Ezequiel. Começamos a andar pelas águas em um nível muito baixo. Caminhamos facilmente por águas que dão em nossos “artelhos”. Ficamos satisfeitos em apreciar a maresia (como no primeiro contato com o mar), mas tem um nível mais alto.
Então começamos a nos afastar da superficialidade da fé. Começamos buscar uma intimidade com Deus. Começamos a andar contra as ondas das dúvidas e oposições. Ah, andar contra as ondas não é fácil! Mas ainda você pode desfrutar de um nível mais alto que possibilita o nado, o mergulho...
Você pode nadar nas águas do Espírito, da comunhão e intimidade com Deus! Não é hora de voltar.
Muitos já estiveram lá e voltaram para a areia da praia e enquanto voltavam cruzaram com outros pelo caminho que estavam desejosos por chegar a um nível mais alto.
Amigos, muitos de nós preferimos dizer não ao desafio. Preferimos ficar em um nível superficial de fé e intimidade com Deus,mas estejamos dispostos a voltar ás águas profundas onde um dia já tivemos e com coragem e ânimo mais uma vez andar contra as ondas das dúvidas e oposições.
Lembre-se, na superfície não é possível nadar!

Comentários

Creio que hoje, mais uma vez Deus nos levou à águas profundas... Deus é tremendamente maravilhoso. e como é bom mergulhar em sua presença e dançar, e regozijar.
Um semana maravilhosa pra ti. Bjs no coração.

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e