Pular para o conteúdo principal

Nada convencional!

No primeiro ano de faculdade o aluno tem em sua grade curricular uma disciplina chamada Métodos e Técnicas de Pesquisa (MTP). O objetivo desta é introduzir o aluno às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Não conheço ninguém que tenha gostado desta disciplina porque são 60 horas de aprendizado focado em normas: tipo de letra, tamanho, margens, citações, referências, recuos, espaçamentos e tantos outros.
Gosto muito de ver como Jesus realizou tantos milagres. Ele não padronizou sua forma de agir. Aliás, ele é Deus que age de múltiplas formas. Alguns de seus feitos nos dias atuais seriam causas de processos judiciários. A sociedade anda muito “sensível” a tanta coisa...
Desde o Antigo Testamento fatos milagrosos aconteceram de forma nada convencionais como foi o caso da cura de Naamã. (2 Reis cap. 5) Para ser curado da lepra ele precisou mergulhar sete vezes no rio Jordão.
No Evangelho de João cap.9 Jesus cura um cego. Como ele fez? Cuspiu no chão, misturou saliva com terra e colocou aquilo nos olhos do homem e mandou que ele fosse ao tanque de Siloé se lavar. Ele poderia simplesmente ter dito: Fique são ou ainda: veja. O resultado teria sido o mesmo, mas ele não fez assim.
Em Marcos cap. 7 Jesus faz algo ainda mais “diferente”. Ele cura um surdo. Como ele fez? Depois de levá-lo à parte, longe da multidão, ele colocou os dedos nos ouvidos do homem e em seguida, cuspiu e o tocou na língua.
Se fosse hoje, caberia processo?
Jesus curou um leproso e ordenou que ele não contasse nada a ninguém, ele deveria apenas cumprir a lei e mostrar-se ao sacerdote. Como ficar calado?
As pessoas o veriam na cidade e veriam seu corpo são.
Quando Jesus libertou o endemoninhado de Gadara ordenou que o homem ficasse na cidade e anunciasse o que ele tinha feito. Imagine o pânico daquela sociedade ao ver o homem que lhes causavam espanto vindo em sua direção...
Muitas vezes desejamos um milagre de Deus e não o alcançamos porque queremos estipular uma forma para que Ele aja.
Deus continua operando milagres. Ele pode fazer agora ou depois. Ele pode fazê-lo de maneira instantânea ou processual. Ele pode anunciar ou permanecer em silêncio. E... Ele pode não fazê-lo.
Ele pode requerer a fé. Ou Ele pode ajuda-lo na sua incredulidade (Marcos 9:24)

Graças a Deus por sua multiforme graça! Graças a Deus porque com Ele não há métodos convencionais. Ele nos surpreende! Com Ele até a tristeza salta de alegria!

Comentários

Ah, Daphnne, agora vc conhece alguém que gostou da aula de Metodologia: Eu. Por sinal quando começar a dar aula em ensino superior é uma das matérias que irei ministrar :)
E sobre o tema da postagem, sinceramente amo essa característica de Jesus, Ele é realmente surpreendente! Pena que normalmente as pessoas evitam essa característica e vivem uma vida comum e sem graça.
Agradeço ao Senhor por nos deixar seus exemplos maravilhosos!
Que nós sejamos surpreendentes como Ele!

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e