Pular para o conteúdo principal

Exercite sua memória!

Eis o resumo da mensagem que preguei:

Jeremias, o profeta chorão, começa o capitulo de Lamentações 3 se lembrando da situação de Jerusalém, lamentando suas desgraças. Até o verso 20 a situação recordada por Jeremias carrega sua alma de angustia e dor, é o que ele declara: “Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim”. Lm 3:20. Então vem o verso base desta mensagem que mostra uma mudança na atitude do profeta. Parece que ele faz uma pausa, respira, toma fôlego e exercita a memória trazendo à lembrança situações, recordações e memórias do que dava esperança.  Na NVI (Nova Versão Internacional) diz: “Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança:” e continua lembrando-se das misericórdias de Deus e dos teus feitos e das suas promessas...
Um dos primeiros memoriais registrado na bíblia encontra-se no livro de Ge 28:19 onde Jacó dorme usando uma pedra como travesseiro. Ele tem um sonho onde vê uma escada, anjos subindo e descendo por ela e ao lado estava o Senhor que lhe diz algumas palavras. Acorda assustado. É tomado por temor. Toma a pedra onde sua cabeça estava apoiada e derrama sobre ela o óleo chamando aquele lugar de Betel. A casa de Deus.
Deus fez questão de, em muitas ocasiões, ordenar o seu povo que tivessem seus memoriais. Começando pela páscoa em Ex 12, passando pela travessia do Jordão e em tantas outras situações de conquistas, as gerações vindouras deveriam saber o significado dos memoriais.
No livro de Ex 17:5 Deus parece dizer a Moisés que exercite sua memória: ‘Respondeu-lhe o Senhor: "Passe à frente do povo. Leve com você algumas das autoridades de Israel, tenha na mão a vara com a qual você feriu o Nilo e vá adiante’. Por quê? Eu penso que a razão era que aquela vara tinha história que se ele recordasse voltaria a ter esperança. Ex 4:2-5 / Ex 4:17 / Ex 8:16 / Ex 9:23 / Ex 10:13 / Ex 14:16. O que ele precisava naquele momento era se recordar dos feitos do Senhor. Trazer à sua memoria as lembranças e ter sua esperança renovada no Senhor e a vara era uma ponte para estas lembranças.
Elizeu começou seu ministério de uma forma muito especial. No livro de 2Rs 2:14 ele teve que clamar ao Deus de Elias como o seu próprio Deus. Construir o seu memorial com Ele, ter a sua própria experiência. Elias havia tocado nas águas do Jordão com sua capa e depois disso foi levado pela carruagem de fogo e agora Elizeu estava dalém do Jordão e a única coisa que ele tinha em mãos era a capa de Elias e a lembrança de como as águas haviam se dividido. Ele usa a capa e com fé toca nas águas. O milagre aconteceu de novo. Por causa da capa? Não, mas por causa da fé. A capa foi uma ponte para a lembrança e fez com que ele exercitasse sua memória e fé.
No livro de 2Rs 4 lemos sobre o milagre do azeite. Já ouvi inúmeras mensagens sobre esta passagem. Não me recordo de ter escutado alguma história desta mulher depois do  episódio do milagre. Penso que ao longo de sua vida cristã ela tenha enfrentado outros desafios. É natural. Momentos que a fez ficar angustiada, aflita, em que sua fé tenha fraquejado... Qual a ponte para a lembrança que aquela mulher tinha para renovar sua esperança? O azeite! Será que era possível ficar inerte ao ver o azeite sendo derramado numa vasilha? Será que seu coração não batia mais forte com esta lembrança?
A mesma coisa eu penso que aconteceu ao menino de Jo 6:9. Já homem adulto com esposa, filhos e casa para sustentar, quando os tempos nebulosos chegaram – porque eles sempre chegam... Será que no tempo de crise quando a única coisa que ele tinha para comer era peixe e pão e tendo a responsabilidade de dar graça pelo alimento sabendo que era a ultima refeição, não lhe veio a lembrança no coração? Será que ele não se lembrou de Jesus e do milagre da multiplicação? Penso que ele pregou para sua família com o coração queimando de fé e ousadia lembrando-se do que lhe dava esperança, recobrou ânimo para pregar Jesus o mesmo capaz de realizar milagre no presente! O peixe e o pão foram ponte para a lembrança.
Seguramente exercitar a lembrança é uma recomendação de Deus. Como o próprio Jeremias recomenda em Lamentações 3. “Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor”. Lm 3:24-26. Exercite você também a sua memória e recorde o que pode te dar esperança!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e