Pular para o conteúdo principal

Em algum lugar na prateleira

Hoje estive num lugar fantástico, quer dizer, pelo menos deveria ser. Deveria ser um oásis para quem gosta de ler, mas não, não é.
Trata-se de uma livraria que trabalha com ponta de estoque. É um negócio super interessante porque não dispõe de livros usados. Como eles mesmos dizem, não é um sebo.
São muitos títulos de segmentos variados com baixo custo. Resumindo, eles têm um potencial enorme.
Sabe quando você procura um livro numa livraria e a resposta que obtém é que está indisponível? Significa que foi limpo das prateleiras porque não deu retorno financeiro.
Pois é. Esses mesmos livros são disponibilizados nessa livraria em questão.
O problema, no entanto é que os livros são apenas acomodados nas prateleiras sem nenhum critério de organização. Na verdade até que alguns (mais lógicos) são classificados em algum lugar. Não há uma lista por ordem alfabética, nem por nome de autor, nem um sistema de auto-atendimento para pesquisa. Nada facilita sua procura por um título.
Se quiser saber se eles têm o livro desejado precisa dispor de muito tempo e paciência com uma boa dose de sorte para encontrá-lo.
A vendedora daquele lugar é bem no estilo da livraria. Desinteressada e perdida no meio de uma “montanha de livros”.
Que pena! Aquele lugar tem um potencial tão grande...
Saí dali com um livro que achei por acaso. Por coincidência o título dele é Os 10 mandamentos da inovação estratégica. Bem... Quem o colocou ali na prateleira não deve ter se atentado para seu conteúdo. Afinal, ele era apenas mais um número de livros que acabara de chegar.
Fiquei muito impressionada com o que vi, pensando o quanto aquele negócio poderia ser rentável. Não tem como não repetir essa palavra: potencial.
Infelizmente o potencial daquela livraria está como seus livros, perdido em algum lugar na prateleira.
É uma perda muito significativa diante do que eles têm. 
Levaria tempo organizar os livros, muito tempo. E quem é que tem tempo para isso? Não é mesmo? É uma justificativa muito forte. Mas é o negócio. Se eles o mantém é porque dá lucro. Imagina se exploram um pouco mais seu potencial? O lucro seria maior. A propaganda boca a boca seria positiva e poderiam expandir os negócios.
Talvez haja alguma boa razão pela qual não fazem essas mudanças. Sei lá. Deve ter alguma explicação. O fato é que um potencial inexplorado é um desperdício.
E se tomarmos como exemplo essa livraria? Que trágico seria.
Na verdade é mais cômodo viver nas prateleiras, jogados de qualquer maneira. Menos tempo aplicado, menos trabalho, menos esforço intelectual e físico. Mas é um tremendo desperdício não explorar a vida que Deus nos deu.
Espero poder maximizar muito mais meu potencial e desejo o mesmo para você. Não o deixemos perdidos em algum lugar nas prateleiras da vida. 

Comentários

Miriam disse…
Meu Deus, quanta inspiração para um "passeio" não muito bem sucedido. Mas concordo 100%, excelente reflexão! Beijos,
Pequena Daphnne, bom dia outra vez...
A correria do dia a dia não me permite, muitas vezes, deter-me para degustar suas reflexões. Digo degustar porque realmente suas palavras são um prato apetitoso e bom aos olhos. Que posso dizer-lhe, além de que você cresceu muito literalmente falando. Se já era bom ler-te, está ainda melhor. Um excelente dia pra você.

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e