Pular para o conteúdo principal

A urgência de um clamor

Apresentamos a tendência de nos desesperarmos diante de dificuldades. Alguns se tornam tagarelas e iniciam uma corrida em círculos. Outros entram em seus casulos esperando que a tempestade passe e que tudo volte ao normal. Porém, diante de desafios precisamos tomar atitudes certeiras que nos conduzirão ao sucesso.
Houve uma mulher rica em Suném, cidade de Issacar, que demonstrou atitudes muito relevantes em tempo de crise. Ela viveu nos tempos bíblicos e ofereceu repouso em sua casa ao profeta Eliseu. Alcançou o favor de Deus e concebeu um filho sendo o seu marido homem idoso. 
Certo dia seu filho já crescido apresentou-se doente e dentro de um curto período faleceu. Ela o levou para o quarto e o deitou sobre a cama do profeta, fechou a porta e saiu. Encontrou-se com seu marido que havia estado com o menino no momento em que ele apresentou-se doente. Pediu para que ele chamasse um servo com uma jumenta para que pudesse ser conduzida ao profeta Eliseu. Interrogada sobre a razão de sua intenção, respondeu: Tudo vai bem. Ao seu servo deu a ordem para que andasse rápido sem se deter no caminho. Aproximando-se de monte Carmelo foi vista por Eliseu que deu ordem a Geazi, o seu moço, para que fosse ao encontro dela e perguntasse se ia tudo bem com ela, o marido e o filho ao que a sunamita respondeu: Vai bem. Chegando-se a Eleiseu, prostrou-se diante dele e apresentou seu clamor. O profeta mandou que Geazi fosse ao encontro do menino e intercedesse por ele ordenando que não se detivesse no caminho nem sequer para cumprimentar ou responder ao cumprimento de alguém. Porém, a sunamita não se contentou, resistiu ao profeta até que ele aceitou segui-la até sua casa ao encontro de seu filho, resultado de oração do profeta. 
Pela oração dele o menino tornou a viver e foi entregue a ela.
A primeira atitude que vejo de relevante nessa história é que a sanamita levou o menino para o quarto e fechou a porta. Deixou o problema do lado de dentro fechando a porta para especulações. Ninguém que chegasse à sua casa naquele momento teria acesso ao que estava acontecendo, pelo menos ninguém que não pudesse fazer o problema ser revertido. Precisamos aprender a ter essa atitude. Se uma pessoa não pode ajudar a resolver o problema é melhor não deixá-la ter acesso a ele.
Seguido disso, ela não se deteve em seu caminho. Agiu com urgência, sem perder tempo com conversa fiada. Quanto mais explicações ela desse mais tempo perderia até obter a ajuda certa. Com isso manteve o foco e agilizou a chegada da solução.
Por fim ela se mostrou perseverante. Não aceitou deixar o profeta para trás. Precisava garantir que sua busca teria mesmo o resultado desejado. Encontrá-lo já havia lhe custado uma jornada, deixá-lo acarretaria trabalho a mais. Eliseu havia orado a Deus para que ela tivesse um filho. O profeta teria que continuar o que havia começado e a sunamita queria ter certeza disso.
Diante da urgência do clamor, precisamos aprender agir eficientemente.
Deus te abençoe! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e