Pular para o conteúdo principal

Bon Voyage!

Fazemos diversas comparações na intenção de compreender idéias semelhantes e usualmente recorremos a ‘viagens’ para falar de vida.
É uma boa comparação e nos leva a questões como: objetivos, planejamento, referências, intenções e claro, bagagem.
Não é comum sairmos de casa para uma viagem sem estabelecer estas coisas. Qual o objetivo da viagem? Para onde desejamos ir? Qual será o nosso trajeto? De que maneira faremos a viagem? Com que tipo de transporte? Com quem iremos? Quais são os pontos de referência? A que sinalizações precisamos nos atentar? Qual o tempo ficaremos fora? E... O que levaremos na bagagem?
Essas perguntas podem ser aplicadas à vida em todo o tempo.
-  Se não temos a compreensão de nossos objetivos não sairemos do lugar.
- Somos expostos a vários caminhos, muitos deles são atalhos. Compreendendo nossos objetivos poderemos seguir sem distrações, ainda que seja de difícil acesso nos levará ao destino.
- Alguns optam por serem conduzidos, outros optam por conduzir. Existe uma grande diferença.Na condição de condutores temos que nos certificar que nada atrapalhe nossa visão. Precisamos estar em boas condições físicas e mentais para seguir nossa viagem e para isso precisaremos ora abrir mão de alguma coisa ora não abrir mão de outras coisas.
- Nada é tão frustrante para um viajante do que não ter referências. Saber o destino é importante e as referências nos posicionam quanto ao caminho. Elas nos ajudarão compreender se estamos atingindo os nossos objetivos.
- As vias por onde trafegamos dão indicações importantes. Precisamos nos atentar para o que elas estão indicando. É ruim ser pego de surpresa. Curvas sinuosas podem estar logo à frente.
- Viajar acompanhado é muitas vezes melhor que sozinho. Mas, alguns conseguem fazer a viagem ser um verdadeiro martírio. Quem você vai levar consigo? A companhia é importante, se não fosse talvez nunca teríamos o conhecimento daquele ditado: “Antes só que mal acompanhado”. Não tem que ser assim, só precisamos saber escolher nossas companhias.
- “O tempo é ouro” e claro ninguém é tolo de jogar ouro aos porcos. Nossa viagem sempre demanda tempo e precisamos saber aproveitá-lo.
- Finalmente, não se sai para uma viagem sem uma bagagem. O que vamos colocar nela? O que precisaremos usar? O que se tornará peso e nos impedirá de aproveitar 100% nossa viagem? Já dizia certo autor: “precisamos aliviar a bagagem”. Alguém discorda?
Que tal tirar um tempo para pensar no que este texto nos diz?
Enfim teremos uma pergunta para responder: O que mais gostamos na viagem?
A resposta pode ser muito positiva se todos esses aspectos forem observados.
Então: Bon Voyage!

Comentários

Anônimo disse…
leio toda as tuas postagem amada simto um carinho im menço por ti gostaria que conhecesse minha família,,brigada por me escolher como amiga vc já mora no meu coraçÃO VEJA MEU BLOG VAI SER BEM VINDA FIQUE NA PAZ IRMà Daphnne!!! [Mari] http://mari-sleo-brhotmailcom.blogspot.com/
André Rodrigues disse…
Paz do Senhor!
Concordo com cada palavra expressada aqui, e só gostaria de envolver mais uma característica da nossa 'viagem' por esse mundo...
SURPRESAS!
Elas vêm quando ninguém as espera (caso contrário não seriam chamadas de surpresa, óbvio neh?!) Mas o fato é que surpresas existem e nem sempre são bem recebidas, mesmo porque elas nem sempre são boas. Confesso que me dá receio delas, às vezes. Em algum momento, no meio do caminho, vão aparecer. Elas vão revelar alguma coisa, sejam boas ou ruins.
Ai meu Deus, preciso de muita adrenalina pra suportar isso! rsrsrs
Mas 'faz parte' do processo, fazer o quê?

Abraços, fique com Deus!
André Rodrigues.
E falando em viajem não vejo a hora sair de férias. Creio que decidir o que levar de bagagem, às vezes, se torna uma decisão um tanto complicada. Afinal de contas fazer as implica em muitos aspectos, a começar pelo tamanho do porta malas do carro, rsrsrsrsrs!
Gostei mesmo do velho ditado “Antes só do que mal acompanhado”. Geralmente, não gosto de fazer as coisas sozinha, porém, tem hora que nossos companheiros de viagem só nos causam dor de cabeça.
Querem ouvir o som alto ou ficar com o vidro o tempo todo aberto e por ai vai... No entanto, viajar é bom!!!! Sair da rotina, ver lugares diferentes, ou quem sabe matar saudades. Quanto ao conduzir, confesso que é muito bom dirigir na estrada. Bom eu curto!!!!
Um dos aspectos que não gosto quando viajo é a possibilidade de chuva, principalmente se meu esposo estiver ao volante, rsrsrsrsrsrs.
Realmente os contratempos nos deixam apreensivos, temerosos. Nossa viagem nesta vida é sem dúvida cheia de muitas surpresas... O problema são as surpresas desagradáveis que acontecem vez ou outra, porque as boas são sempre bem vindas.
Às vezes os buracos do asfalto também colaboram para sentirmos medo, os barulhos que surgem nos deixam inquietos... Mas, ao ver as luzes da cidade que se aproxima o coração se tranquiliza.
Viajar é bom!!! Viver é bom!!! Pena que tem coisas que não dá pra simplesmente apagar do percurso.
bjs

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e