“De noite chamei à lembrança o meu cântico: meditei em meu coração, e o meu espírito investigou...” Salmos 77:6
Asafe escreveu este salmo e nas palavras dele meditei durante o fim de semana passado.
Quantas lições podemos tirar das canções?
Muitas delas nascem de momentos de celebrações, foi assim desde o princípio.
Miriã e Moisés cantaram depois de serem libertos juntos com os hebreus da escravidão do Egito. Palavras de gratidão e louvor a Deus surgiram de seus lábios, instrumentos foram usados para acompanhar a música e danças marcaram aquele momento de conquista.
Débora (juíza de Israel) cantou com Baraque pela conquista sobre Cícera e seu exército. Palavras que demonstravam sua batalha e sua vitória surgiram de seus lábios e aquela música se propagou em Israel como testemunho do livramento de Deus para seu povo.
Ana cantou ao Senhor pelo filho da promessa.
Davi foi autor de várias músicas e se deleitava em ouvir cantores e cantoras relatando suas vitórias e louvores a Deus. Seu filho fez o mesmo.
Tantos outros homens e mulheres fizeram conhecidos os seus cânticos porque neles havia uma história. Havia uma letra e uma melodia que tinha um por quê.
Quando Asafe perdeu o sono durante a noite, começou a trazer à sua lembrança essas canções para meditar em suas letras e investigar em seu coração como que Deus havia agido no passado, como havia sido os dias da antiguidade, quais as situações que Israel havia enfrentado e como Deus havia solucionado cada uma delas.
Ao meditar nas canções Asafe pode recobrar esperança e fé. A certeza de que mais uma vez Deus entraria com provisão.
A música tem esse poder de fazer ecoar na mente palavras que fora de um ritmo ou melodia não são muito fáceis de guardar.
Recordo-me de algumas aulas de cursinhos preparatórios para o vestibular em que pude presenciar o método de ensino pela musicalidade. Professores mudaram seus métodos para fazer seus alunos entender Biologia, Química, Física e Matemática. Começaram a trocar o método de escrita no quadro para música embalada com o som do violão de maneira que a letra da música era a matéria a ser estudada. Tudo se tornava então mais fácil entender ou memorizar por causa da música. No vestibular bastava recordar a canção e lá estava toda a matéria aplicada em sala de aula. Funciona!
Por quê?
Porque “a música tem o poder de afastar a nossa alma das influências exteriores e nos preparar para visões interiores”. (trecho retirado do Dicionário Bíblico Universal)
Era isso que Asafe estava fazendo neste salmo 77. Trazendo à sua lembrança canções que podiam fazê-lo recordar das muitas misericórdias e da fidelidade de Deus.
Você já perdeu noites de sono? Ficou sem saber o que fazer?
Rolar na cama e tentar contar carneirinhos para pegar no sono não é uma solução eficaz.
Porque não tentar o método de Asafe?
Recorde de canções que podem trazer à sua memória momentos de conquistas. Você se recordará de batalhas e problemas que ficaram no passado assim como a sua situação presente pode também passar. Lembre-se de que o mesmo Deus do impossível que fez grandes coisas no passado pode fazer hoje por você.
Dê à sua memória um exercício de investigação das letras que trazem a canção e certamente você terá paz para dormir e esperança para quando o dia surgir continuar crendo.
Comentários