Pular para o conteúdo principal

Abaixo o Fogo de Palha!

Lembro-me dos meus dias de criança quando visitávamos minha família que mora na zona Rural de Romaria.

Era um tempo muito gostoso onde podíamos brincar com liberdade debaixo dos pés de manga, no rio, andar a cavalo e de tantas outras brincadeiras.

Normalmente o almoço se atrasava com tanta conversa para se colocar em dia e nós crianças cheias de euforia e energia logo percebíamos que estávamos famintos.

Então era uma boa oportunidade de brincar de “comidinha”.

Corríamos lá na cozinha e buscávamos os ingredientes para nosso almoço de brincadeirinha.

Arroz, sal, óleo... Enquanto uma turma se dispunha a buscar o alimento e acessórios, outra turma corria no paiol para buscar palha para o fogo.

Arrumávamos as pedras para nosso “fogão”, colocávamos as palhas e num instante tínhamos a nossa volta um monte de adultos nos vigiando.

O fogo se espalhava rápido e quase sempre podíamos provar a nossa “comidinha” antes do almoço de verdade.

Essa recordação me veio à mente quando tentava entender que tipo de “fogo” temos tido em nossas igrejas.

É uma preocupação minha e talvez seja também uma preocupação sua...

Muitas vezes parece que temos tido um “fogo de palha”. (salvo as exceções, Graças a Deus!)

O culto começa e o barulho toma conta da igreja, o som alto da música ritmada e a dança nos fazem ficar entusiasmados, mas acaba o “período” do louvor o barulho cessa. A dança e o entusiasmo parecem terminar junto com a música.

Fogo de palha se consome com rapidez e não pode preparar uma comida de verdade.

Corremos o risco de voltar para casa tendo nos alimentado da “comidinha” feita no fogo de palha, que queimou rápido, fez muita fumaça, mas que não pode saciar uma alma faminta.

Eu quero fazer parte da igreja que tem fogo vivo, cujo som de louvor pode ser escutado mesmo depois que a música cessar.

Eu quero fazer parte da igreja cuja dança não se baseia no movimento do corpo, na sensualidade e nos hits do momento, mas sai do profundo da alma.

Eu quero fazer parte da igreja que se queima de paixão e amor por Cristo e que está firmada na sã doutrina.

Não é possível se saciar com uma comidinha feita no fogo de palha.

No primeiro momento é divertido e prazeroso, mas logo o estômago ronca e a gente percebe que enquanto estávamos entretidos na brincadeira a comida de verdade está pronta e a mesa está posta.

Sabemos que o melhor a fazer é deixar o nosso “fogão” improvisado de lado e nos apressarmos em tomar um lugar à mesa onde há fartura.

Pense nisso amigo, que tipo de fogo está sendo oferecido no altar do Senhor?

Certamente Deus não se agrada de fogo de palha...

“O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.”

Levítico 6: 12 e 13

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e