Pular para o conteúdo principal

Chibolete ou Sibolete?

Gosto de histórias. Desde criança ouvi muitas narrações que tomavam vida nas palavras do meu pai. Eu e meus irmãos fomos profundamente tocados por essas experiências de ouvir histórias. Tiramos proveito deste tempo de criança e hoje temos a maturidade para compreender os fatos bíblicos que ouvíamos.

Dou graças a Deus porque meus pais tiveram a sabedoria de seguir os mandamentos do Senhor que diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”.

Por vezes me recordo de alguma expressão ou história e me vejo vasculhando a bíblia para encontrá-la. Foi assim que nesses dias passados procurei encontrar uma situação inusitada em que a vida de muitos esteve sob responsabilidade do seu sotaque.

Gosto de observar os detalhes das narrativas. Fico admirada das diversas maneiras que batalhas foram conquistadas. Umas por conta do barulho, outras por conta de sonhos, outras por conta de confusões nos arraiais, mas cada uma teve sua singularidade.

Encontramos no livro de Juízes uma dessas batalhas entre os homens de Gileade e os homens de Efraim. Diz a narrativa que os homens de Gileade tomaram os vaus do Jordão que conduziam a Efraim, e quando os fugitivos de Efraim diziam que queriam passar, os homens de Gileade faziam lhes uma pergunta: Você é de Efraim? Logicamente os fugitivos negavam sua origem respondendo negativamente a pergunta. Porém os homens de Gileade lhes colocavam a prova pedindo que pronunciassem uma palavra, Chibolete. Inusitado não? O que uma palavra poderia dizer sobre a origem de uma pessoa? Bem, os homens de Efraim respondiam Sibolete porque não podiam pronunciar bem e isso lhes custava a vida. Ali mesmo eram degolados. Nesta batalha quarenta e dois mil morreram.

Sabe, existem muitas maneiras de analisar a origem das pessoas. Assim como a sua origem cristã. Mencionei na postagem anterior sobre a conduta de alguns que se dizem filhos de Deus. Porém não é somente uma roupa que vai diferenciar um cristão. Palavras e ações também podem dizer muito sobre um encontro real com Deus. Isso me faz lembrar Pedro quando Jesus era açoitado. As pessoas olhavam para ele e reconheciam que ele estivera com o mestre. Por quê? Suas palavras denunciavam, suas vestes denunciavam e seu jeito de agir também.

Mesmo que as pressões do mundo nos coloquem contra a parede não podemos esconder nossa fé, nem mesmo a experiência que tivemos em Cristo. Nossas palavras, nossas ações, nossas vestes e até mesmo o nosso andado são diferentes. Eles confirmam nossa verdadeira identidade apostólica.

Responda-me umas perguntas: Você é apostólico? O que você aprendeu com Deuteronômio cap. 6 verso 4 diz respeito apenas a Israel? O que está escrito Mateus 28:19 contradiz o que está escrito em Atos 2:38?

Veja lá o que você vai responder... Isso pode definir seu futuro.

Tenham todos uma boa semana!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e