Depois de dois anos voltei. Já havia perdido o costume de me assentar numa sala de aula para estudar.
Impressionante como a gente se acomoda né?
Dessa vez nada de cálculos ou desenhos. O negócio agora é inglês.
Meu Deus!
A última vez que estudei esse idioma foi no meu ensino médio. Fazia dez anos que não ouvia falar do verbo “to be”, e de repente lá estava ele na lousa branca da sala de aula. Senti-me como um nenê aprendendo o (gu-gu-dá-dá) do inglês.
Agora aqui com um mês de aprendizado percebo o quanto tenho a aprender.
Postei recentemente uma frase de Sydney J. Harris que mostra a grandeza do homem em reconhecer que não sabe nada ou o quanto necessita aprender.
Como é importante para o aprendizado esse reconhecimento...
O escritor e conferencista John C Maxwell escreve a esse respeito. Ele diz que o reconhecimento dá abertura para o aprendizado.
Obviamente os dois estão certos em suas conclusões.
Não conseguimos absorver conhecimento se não damos abertura para o aprendizado e uma evidência disso é quando nos orgulhamos do que já temos aprendido.
Observo o quanto é ruim conviver ou compartilhar algum espaço com pessoas que contam vantagens do que sabem ou julgam saber.
São ignorantes e oponentes.
Facilmente expõe o quanto são orgulhosos e fechados para o aprendizado.
Afastam as pessoas de si pela arrogância e perdem a oportunidade de ser agradáveis. Infelizmente este defeito é facilmente exposto, como todo defeito, enquanto é preciso tempo e convivência para aflorar qualidades.
Humildade para o aprendizado vem de um exercício contínuo e é o que tenho buscado. Reconheço que preciso aprender... seja o idioma inglês, seja conviver, seja o quanto não sei nada. Na fé também é necessário esse reconhecimento.
Precisamos nos humilhar (e eu estou dizendo de NÓS) e reconhecer que não aprendemos tudo acerca de Deus...
Não aprendemos tudo acerca de dons...
Não aprendemos tudo acerca de autoridade...
Não aprendemos tudo acerca de igreja...
Ainda há muito que aprender.
Enquanto nos fecharmos para o aprendizado e mantermos uma postura arrogante...
NADA vai mudar em nosso viver.
Simplesmente porque aprendizado precisa de espaço.
Se estivermos cheios de ego e arrogância, não haverá esse espaço para o saber.
O que faremos diante disso? Humilharemos-nos perante Deus? Enfrentaremos uma sala de aula?
Ou... Continuaremos como perdedores querendo reconhecimento de especialista quando na verdade não aprendemos nem mesmo o suficiente para saber que não sabemos nada?
Que Deus nos ajude!
Comentários
Ahhh! Que bom seria se todos NÓS pudéssemos como você aprender a retirar de cada situação de nossa vida uma boa reflexão para tentar ser melhor e crescer como ser humano e como servos de Deus!
Realmente poucos querem pagar o preço de "aprender" e com isso cresceriam de forma que as circunstâncias nem o tempo o mude, pois ninguém nos tira o que de fato aprendemos. Mas infelizmente a multidão de pessoas que querem reconhecimento é bem maior, sem pagar o preço, para "Aprender". E infelizmente se estes olharem pra si a maioria não saberá nem mesmo sua verdadeira identidade. Porque não existe são cópias. Talvez precisamos "aprender a nos conhecer". E o tempo vai passando...passando...E aí?? É bem melhor aprender hoje enquanto podemos!
Que o Senhor Jesus nos guarde em seu amor!
beijossssssssssssss
Lú...
Excelente reflexão. Me chama a atenção a frase que vc escreveu: "aprender o suficiente para saber que não somos nada". Que jogue a primeira pedra aquele que tem todo o conhecimento. Certamente que, se formos sinceros, nenhum de nós terá tamanha ousadia!
Abraços, Andre Rodrigues.
(Ah, SP aguarda os Boanerges neh......... rsrs. Até lá.)
Tenhamos a sabedoria de sermos humildes , e essa só encontamos em Cristo Jesus.
Fique na Paz!
Sabrina Caetano