Pular para o conteúdo principal

Quanto Você Sabe?

Depois de dois anos voltei. Já havia perdido o costume de me assentar numa sala de aula para estudar.
Impressionante como a gente se acomoda né?
Dessa vez nada de cálculos ou desenhos. O negócio agora é inglês.
Meu Deus!
A última vez que estudei esse idioma foi no meu ensino médio. Fazia dez anos que não ouvia falar do verbo “to be”, e de repente lá estava ele na lousa branca da sala de aula. Senti-me como um nenê aprendendo o (gu-gu-dá-dá) do inglês.
Agora aqui com um mês de aprendizado percebo o quanto tenho a aprender.
Postei recentemente uma frase de Sydney J. Harris que mostra a grandeza do homem em reconhecer que não sabe nada ou o quanto necessita aprender.
Como é importante para o aprendizado esse reconhecimento...
O escritor e conferencista John C Maxwell escreve a esse respeito. Ele diz que o reconhecimento dá abertura para o aprendizado.
Obviamente os dois estão certos em suas conclusões.
Não conseguimos absorver conhecimento se não damos abertura para o aprendizado e uma evidência disso é quando nos orgulhamos do que já temos aprendido.
Observo o quanto é ruim conviver ou compartilhar algum espaço com pessoas que contam vantagens do que sabem ou julgam saber.
São ignorantes e oponentes.
Facilmente expõe o quanto são orgulhosos e fechados para o aprendizado.
Afastam as pessoas de si pela arrogância e perdem a oportunidade de ser agradáveis. Infelizmente este defeito é facilmente exposto, como todo defeito, enquanto é preciso tempo e convivência para aflorar qualidades.
Humildade para o aprendizado vem de um exercício contínuo e é o que tenho buscado. Reconheço que preciso aprender... seja o idioma inglês, seja conviver, seja o quanto não sei nada. Na fé também é necessário esse reconhecimento.
Precisamos nos humilhar (e eu estou dizendo de NÓS) e reconhecer que não aprendemos tudo acerca de Deus...
Não aprendemos tudo acerca de dons...
Não aprendemos tudo acerca de autoridade...
Não aprendemos tudo acerca de igreja...
Ainda há muito que aprender.
Enquanto nos fecharmos para o aprendizado e mantermos uma postura arrogante...
NADA vai mudar em nosso viver.
Simplesmente porque aprendizado precisa de espaço.
Se estivermos cheios de ego e arrogância, não haverá esse espaço para o saber.
O que faremos diante disso? Humilharemos-nos perante Deus? Enfrentaremos uma sala de aula?
Ou... Continuaremos como perdedores querendo reconhecimento de especialista quando na verdade não aprendemos nem mesmo o suficiente para saber que não sabemos nada?
Que Deus nos ajude!

Comentários

Lú... disse…
Cunhada do coração!!!!!!!

Ahhh! Que bom seria se todos NÓS pudéssemos como você aprender a retirar de cada situação de nossa vida uma boa reflexão para tentar ser melhor e crescer como ser humano e como servos de Deus!
Realmente poucos querem pagar o preço de "aprender" e com isso cresceriam de forma que as circunstâncias nem o tempo o mude, pois ninguém nos tira o que de fato aprendemos. Mas infelizmente a multidão de pessoas que querem reconhecimento é bem maior, sem pagar o preço, para "Aprender". E infelizmente se estes olharem pra si a maioria não saberá nem mesmo sua verdadeira identidade. Porque não existe são cópias. Talvez precisamos "aprender a nos conhecer". E o tempo vai passando...passando...E aí?? É bem melhor aprender hoje enquanto podemos!
Que o Senhor Jesus nos guarde em seu amor!

beijossssssssssssss
Lú...
André Rodrigues disse…
Paz do Senhor!

Excelente reflexão. Me chama a atenção a frase que vc escreveu: "aprender o suficiente para saber que não somos nada". Que jogue a primeira pedra aquele que tem todo o conhecimento. Certamente que, se formos sinceros, nenhum de nós terá tamanha ousadia!

Abraços, Andre Rodrigues.
(Ah, SP aguarda os Boanerges neh......... rsrs. Até lá.)
Realmente, aprender demanda boa vontade e boa dose de humildade. Coitado daquele que pensa que já aprendeu demais; demonstra assim que nem ao menos engatinha no caminho do conhecimento. É bem difícil conviver com pessoas que tem sempre na ponta da língua um "eu já sei!".
Tenhamos a sabedoria de sermos humildes , e essa só encontamos em Cristo Jesus.

Fique na Paz!

Sabrina Caetano

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e