Pular para o conteúdo principal

Memoriais

Olá caro leitor,
Estava aqui tentando elaborar uma postagem que expressasse o que tenho meditado durante muitos dias.
Bom, já escrevi antes em alguma postagem aqui no blog sobre minha admiração sobre as obras arquitetônicas brasileiras. É admirável a criatividade que os profissionais de nosso país colocam em suas obras. São ousados e buscam mostrar que nosso país tem buscado o conhecimento e aperfeiçoamento em muitas áreas de atuação.
Lembrei-me de algumas obras que foram feitas como MEMORIAL.
Se visitarmos Brasília, por exemplo, teremos a oportunidade de conhecer o memorial JK que foi projetado por Oscar Niemeyer e trata-se de uma homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek
que foi o fundador do Distrito Federal.
Esta obra inaugurada em setembro de 81 guarda a memória em fotos, medalhas e artigos pessoais de JK.
Estudamos sobre Juscelino e sobre seu sonho que mudou muitos aspectos da nação. Geração que nunca o conheceu sabe sua história, conhece sua aparência, vive o resultado de seus sonhos. Embora Juscelino Kubitschek tenha falecido em agosto de 1976, sua história permanece viva na nação brasileira, há um memorial a seu respeito!
Acredito que muitos memoriais precisam ser restaurados em nossos dias.
Precisamos de Memoriais...
Meditava nisso enquanto participava no inicio deste mês do aniversário do meu irmão Pr. Jefferson e do aniversário da igreja onde exerce o ministério pastoral.
Meus pais foram muito felizes em colocar em nosso coração um Memorial Vivo do nosso Deus. Conhecemos suas histórias desde nossa infância até o momento em que pesquisando seus feitos nos encontramos com ele. Esse memorial tem nos trazido á lembrança que ele nos salvou de nossa condenação eterna. Suportou a cruz e as feridas do corpo para que tivéssemos vida. Por sua ressurreição recebemos oportunidade de sermos ligados a Ele. Seu sangue derramado na cruz foi a marca de uma aliança eterna. Seu amor é incondicional. Ele é o que nos sustenta. Ele é a nossa força. Ele é a nossa bandeira! Todas essas coisas foram escritas num memorial em nossos corações. Graças a Deus!
Se hoje exercemos um ministério, se permanecemos em nossa fé, se apesar de todas as fraquezas e falhas ainda cremos em Jesus Cristo é por causa desse memorial!
Como seria bom se cada um de nós tivesse guardado esse memorial vivo em nosso coração, todas as recordações e histórias do que Deus já tem feito por nós e pudéssemos olhar para essas lembranças de modo a reanimar nossas esperanças! Certamente as próximas gerações conheceria o nosso Deus, seus feitos e seu amor...
Você está disposto a construir esse memorial?
Encontramos essa ordenança no livro de Deuteronômio capítulo
6:
Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir;
Para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.
Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o SENHOR Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel.
Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.
Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te
. (Dt 1-7)

Comentários

Miriam disse…
Oi mina irmã e amiga, que linda mensagem! Nossos pais foram vencedores pois houve 100% de sucesso em implantar a palavra de Deus e seu amor em nossas vidas. Que Deus nos dê a graça de conseguirmos a mesma vitória com nossos decendentes. Esses dias ouvindo o cd solo da Ana Paula Valadão o hino de homenagem ao pai dela ( que fala sobre o sucesso, dele, em transmitir Jesus a ela)eu pude me alegrar e cantar junto sabendo que os meus pais também conseguiram!Em meu coração ha um forte memorial desde minha infância. Te amo, Miriam
Josilene disse…
Paz!
Sim, tenho guardado esse memorial em meu coração e, assim como fizeram meus pais, quero fazer parte de um povo determinado a influênciar as próximas gerações a construí-lo também. Afinal, essa é a ordenança do Senhor não é?
Abraços e parabéns pela postagem...mais uma vez muito inspirada!

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e