Pular para o conteúdo principal

Habilidade para Elaborar Projetos

Olá,
Tudo bem com você?
Que bom que após um feriado prolongado posso ter sua visita em meu blog.
Estava pensando nesses dias de folga sobre a habilidade elaborar projetos.
Passei quatro anos estudando na Universidade Federal de Uberlândia a fim de aprender elaborar projetos de interiores e mobiliário. Fui aluna de bons profissionais que se graduaram, fizeram mestrado, alguns alcançaram o doutorado na sua área de conhecimento a saber Arquitetura, História da Arte, Design de Produto e outras mais.
Ao concluir o curso percebo que tenho uma longa caminhada de aprendizado para alcançar uma vantajosa habilidade na elaboração de projetos, não que não tenha aprendido muito, mas, ainda há muito que aprender.
Vejo por exemplo a que nível chegou Oscar Niemeyer no conhecimento e habilidade de elaborar projetos. Este homem desafiou a arquitetura, ousou em suas obras e definitivamente marcou a história. É impossível não notá-lo! Todos querem ter uma obra de sua autoria edificada em suas cidades.
Uberlândia não está atrás. Desde 1997 sonhamos ver concluído o Teatro Municipal de Uberlândia projeto por Oscar Niemeyer. Possivelmente neste ano teremos a conclusão total dessa construção.
Agora, depois de toda essa história, quero voltar no tempo onde uma construção foi anunciada.
Quarenta dias foram necessários para que o autor do projeto anunciasse suas intenções. Ele queria fazer uma habitação no deserto, cópia de sua habitação real. O rei queria proximidade com seu povo, portanto no meio deles faria sua habitação. Moisés recebeu a responsabilidade de executar o projeto tal como o modelo anunciado. Não havia um arquiteto no padrão de Oscar Niemeyer no meio do deserto, quem então foi o responsável pela elaboração do projeto?
Era aqui que eu queria chegar...
Para um projeto tão extraordinário como o Tabernáculo, era necessário uma capacitação divina. O nome dele era Bezalel. Disse o Senhor a Moisés: “Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor, Para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre, E em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor. E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo o que te tenho ordenado”.
Você acha que Deus entregaria seu projeto nas mãos de alguém pouco capacitado? Você acredita mesmo que faltaria alguém para a execução de seu plano?
Porque será que Deus lhe chamou se você não tem capacidade? Acredita mesmo que não tem capacidade?
Quando Deus elabora um projeto ele sabe a quem liberar sabedoria e inteligência, entendimento e ciência.
Se ele chamou a mim, sabe que não sou nada sem ele, mas que nEle posso todas as coisas, assim é também com você!
Se temos falta de sabedoria podemos pedir e Ele nos dará. É o que está escrito em Tiago cap. 1 verso 5: E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Se alcançará um nível de conhecimento como Niemeyer? Deus o sabe!

Agora, é certo que pelo Espírito de Deus poderá alcançar todo o conhecimento necessário para desenvolver o projeto estabelecido por Ele em sua vida!

- Tenha um bom dia! -

Comentários

Josilene disse…
Pois é...é bom lembrarmos que se Deus nos chamou Ele também nos capacitará...afinal, creio que todos fazemos parte do projeto de Deus para nossas vidas, famílias e também igreja.
É muito bom saber que embora sejamos humanamente limitados, temos um Deus que sabe quais são nossas habilidades e as usa no momento certo...para o projeto certo!

Abraços
Miriam disse…
Querida "irmazinha", esse artigo me fez lembrar o "batido" ditado:(Deus não escolhe os capacitados, porém capacita os escolhidos). Tenho experenciado o Espirito-Santo me capacitando em diversas situações.E o mais importante é estarmos dispostos e prontos para esse visitar do Espírito de Deus.Te amo, Miriam

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e