Pular para o conteúdo principal

Aprendizado na Caverna

Diz a história que ao saber que Davi estava na caverna de Adulão muitos homens foram se juntar a ele. Eram homens endividados, desgostosos e em apuros.
O que faz um grupo de homens endividados, desgostosos e apurados em uma caverna?
Neste caso posso afirmar que este grupo entrara para uma escola para um precioso aprendizado. A escola de valentes.
Já ouviu falar dos “valentes de Davi”?
Se não sabe, gostaria de convidá-lo a passear pela história bíblica...
Davi fugiu da presença do rei Saul a fim de preservar sua vida. O destino de sua fuga foi a caverna de Adulão.
Se você ler o que diz a história vai perceber que o rei Saul intentava matar Davi porque o temia e reconhecia que Deus havia entregado o reino de Israel em suas mãos, quanto mais se conscientizava disso, mais seu ciúme e inveja aumentava.
Davi por sua vez era um homem de caráter e reconhecia a unção de Saul e por isso fugiu da presença dele para não tocar no ungido do Senhor.
Na caverna então, Davi se tornou comandante do grupo e começou a ensiná-los, era com ele uns quatrocentos homens.
O que Davi ensinou a eles não está relatado, mas nos próximos capítulos quando sai para batalhas vemos claramente que não está sozinho.
O relato diz que Davi e “seus valentes” saiam como leões e velozes como corça.
Sabe o que me intriga nessa história?
A eficácia do ensinamento de Davi e o aprendizado de seus homens.
Davi era um homem temente a Deus e sabia agradá-lo com um coração reto. Ele sabia que Deus havia lhe ungido e, portanto não temia as adversidades.
Certamente na caverna de Adulão ele encorajou os homens a confiar nesse Deus forte e poderoso. Não tenho dúvida de que demonstrou tanta firmeza no seu caráter que tenha contagiado os desgostosos e fez com que voltassem a ter gosto pela vida e vontade de vencer.
Ele os ensinou a liderar suas emoções. Ele os ensinou a vencer as dívidas. Ele os ensinou a lutar sempre e desistir jamais!
Onde Davi aprendeu tudo que sabia? “Trabalho de campo” com Deus!
Então... Na próxima vez que você tiver se sentindo desgosto, ou tiver endividado e em apuros desejando entrar num lugar fechado para estar sozinho, lembre-se que na “caverna” é possível ter um aprendizado. Tenha disposição para aprender com Deus a superar os desafios e tome atitude de fé!
Quem conhece a Deus se esforçará e fará proezas! (Daniel 11:32)
* caverna de Adulão (I Samuel 22, I Crônicas 11)

Comentários

André Rodrigues disse…
Paz do Senhor!
É interessante como algumas coisas acontecem... Paulo disse que "quando estou fraco, então é que sou forte" e isso tem muito sentido nessa passagem da vida de Davi. A situação que ele vivia não era das melhores, e a dos seus homens então, nem se fala! Mas em situações tão difíceis, eles se juntaram em NOME DO SENHOR e decidiram vencer. E além disso, decidiram reconhecer que careciam do Senhor, e que ainda necessitariam aprender muitas coisas. Foi o que aconteceu. Aprenderam e venceram.
Obrigado por mais uma vez se deixar ser usada por Deus trazendo essa bela mensagem.

Fik na Paz do Senhor e tenha uma boa semana...
Anônimo disse…
ola!!! paz do senhor parabens pelo blog e essa mensagem é muito edificante fala fundo no meu coração... que deus esteja sempre te capacitando para escrever essas mensagens lindas que edifica os nossos corações!!! beijo deus abençoa!!!
LORRAINE
Anônimo disse…
Paz! Pois é, quantos são os momentos em nossas vidas em que necessitamos de uma caverna urgentemente. São estes os momentos em que temos a oportunidade de aprender a sobreviver em meio as lutas e guerras que travamos em nosso dia-a-dia...e ninguém melhor que o nosso Deus para nos ensinar e nos tornar valentes!!!
Que o Senhor possa ser nosso guia todas as vezes que necessitarmos entrar na caverna, para que lá possamos aprender o que for preciso e, assim, sairmos preparados para guerrear e sermos vitoriosos.
Mais uma vez, parabéns pelo artigo!

Abraços
JOSI / SP
Anônimo disse…
Missionária .
O SENHOR tem dado Graça a vc e a nos o privilégio de ter vc como Amiga . Estamos te esperando para uma grande festa em Uberaba. Um abraço do teu irmao em CRISTO . Diacono Jose Anderson

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha