Pular para o conteúdo principal

Cidade de Refúgio

Hoje estava vasculhando meu computador em busca de alguma mensagem que não houvesse ainda compartilhado com você através do blog. Aqui está! Espero que te seja útil neste dia. Um grande abraço e boa leitura.
[A bíblia nos fala de um homem chamado Abner, capitão de Saul. Abner matou a Aser (Asael, segundo outra tradução), por legítima defesa. Tendo cometido este homicídio, refugiou-se em Hebrom, uma das seis cidades escolhidas por Moisés para cidade de refúgio.
Para essas cidades deveriam ir os homicidas para aguardar julgamento da congregação, livre do sangue vingador.
Tendo Abner saído da cidade de refúgio, saiu-lhe ao encontro Joabe, irmão de Aser e vingou a morte do irmão, matando-lhe com a mesma morte, trespassando lhe o ventre.
Não tenho o que comentar a respeito de homicídio, mas gostaria de fazer um breve comentário á respeito de lugar de refúgio.
O salmista nos fala em vários de seus belos salmos sobre este refúgio. Em Sl.91:2 ele diz: “Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus em confio.”
Hoje acordei com essa palavra. O mais precioso em nossas vidas é sentir seguro. Em Deus somos protegidos, nossos sentimentos, nossas ações, nossos corpos, nossos pensamentos... tudo está completamente seguro. Não há estress, não há cansaço, tudo está equilibrado.
Veja bem, quantas vezes fazemos como Abner, saímos do nosso lugar seguro. São as atividades do dia, os estudos, o trabalho, o transito, as dívidas e tanto mais. Coisas de homem que vão nos distanciando milímetros a milímetros da nossa cidade de refúgio.
Saímos atrasados para estudar, não tiramos tempo para ler a bíblia, orar. Termina o estudo vem o almoço e mais uma vez atrasados não temos tempo para sermos gratos a Deus e falarmos com Ele... precisamos ir para o trabalho e enfrentamos o trânsito e já a nossa paciência se esgotou, nossa capacidade de raciocínio já se enfraqueceu em partes com o estudo... nossa paz se foi com um almoço rápido demasiadamente e agora o trânsito nos faz cansar. Por quê? Qual a necessidade de estarmos impacientes? Por que se foi a nossa paz? Nosso intelecto está moderado, mas por qual razão?
Estamos nos desviando de nosso refúgio, se não fosse assim estaríamos vivendo Rm 15:5 que diz: “Ora, o Deus de PACIÊNCIA e consolação vos conceda o MESMO SENTIMENTO uns para com os outros , SEGUNDO CRISTO JESUS. Em Deus nossa paz não se perde, veja o que impera na cidade de refúgio: Jo 14:27 “Deixo-vos a PAZ, a MINHA PAZ vos dou. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
Você deve estar me perguntando se eu estou completamente paciente para escrever tais palavras, ou se completamente em paz para dizer lhe a respeito de paz. Lembra-se do que disse? Que amanheci com essas palavras? Primeiro veio a mim, depois quis compartilhar com você. Sei quanto é seguro estar em Deus, mas por vezes percebo meu coração impaciente, por vezes sem paz, por vezes acontece como descrevi. Contudo uma coisa é certa o meu refúgio e fortaleza é Jesus Cristo e dele não posso estar distante!
O mesmo Deus que nos dá a paz, a paciência... se encarrega de nos revestir de inteligência. Lembra-se de Daniel? Sadraque (Hananias), Mesaque (Misael) e Abede-Nego (Azarias)? Em Dn 1:17 diz: “Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a INTELIGÊNCIA em TODA cultura e SABEDORIA. E Daniel tornou-se ENTENDIDO em todas as visões e em todos os sonhos.”
Lugar maravilhoso é estar na presença de Deus! Nosso refúgio. Não dá para distanciar... ele cuida de mim e de ti com muito amor!
Por fim o cansaço, um bom momento para ouvir o convite doce do nosso senhor nos chamando para a cidade refúgio. Mt 11:28 “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.]

Comentários

Anônimo disse…
Olá.A Paz do Senhor!
Estou aqui novamente para dizer que esta mensagem é mais uma das que me identifico.
Às vezes realmente ficamos impacientes, mas bom é saber que Deus cuida e se lembra de nós em todos momentos...
E qt mais nos diatanciamos, o perigo aumenta(infelizmente o trabalho tem feito isso comigo).
Mas sei que ainda posso esperar e, Jesus como meu "Senhor e Salvador"!
Agradeço a Deus que tem usado a vc para ser bênção na minha vida tb atravéz dessas msgs!
Um abraço...

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e