Pular para o conteúdo principal

Comprando pão em Milão

Ontem eu me lembrei de uma experiência que vivi em Milão, na Itália. Coisa simples e corriqueira que, pelo fato de não estar no meu país, me deixou desconsertada.

Eu fui a um supermercado comprar algumas guloseimas para trazer para o Brasil e aproveitei para pegar alguma coisa para comer naquele fim de tarde. Observei que havia uma sessão grande com muitas opções de pães. O cheiro daquele lugar estava realmente delicioso e sugestivo. Parei para escolher uma opção e me deparei com um sistema novo. Cada pão estava num compartimento individual de vidro. Ao lado de cada compartimento havia uma bandeja. Eu conseguia ver que era necessário selecionar a opção e fazer deslizar o pão para a bandeja ao lado para então retirá-lo, mas, não sabia como fazer aquilo exatamente.

Não havia mais ninguém naquela sessão para que eu pudesse imitar. Esperei alguma pessoa aparecer para pedir ajuda, mas o único que apareceu era um italiano, obviamente, e eu não conseguia me comunicar. Apelei para a mímica, mas, a pessoa estava muito ocupada para tentar me interpretar. Demorei algum tempo analisando aquele sistema. A fome havia aumentado e o nervosismo também. Por fim entendi como funcionava. Escolhi meu pão recheado, o deslizei para a bandeja e me dirigi para a balança ao lado. De novo me peguei sem saber o que fazer. Claro que as explicações estavam em italiano.

Selecionei o valor e coloquei o pão na balança. O valor impresso na etiqueta me pareceu muito baixo pelo produto que havia selecionado. Dirigi-me ao caixa para pagar com uma pulga atrás da orelha. Pensei que deveria voltar e analisar melhor a forma como tinha pesado meu pão, e de fato voltei. Olhei para os compartimentos de pães e para a balança tentando entender as explicações. Refiz meus movimentos e por fim fiz o que devia fazer da forma certa.

Uma coisa tão simples, comprar pão, me fez perder muitos minutos do meu dia. O idioma me impediu de me comunicar. O que deveria ser algo corriqueiro me pareceu um desafio. Porém, aquela experiência me marcou.

Estar num país diferente, com um idioma diferente e costumes diferentes te faz ampliar as experiências de vida. O desafio de se comunicar e de se adaptar à cultura te arranca da zona de conforto e te faz enxergar a vida por outra perspectiva. Agrega valor à vida. O conhecimento adquirido é de uma riqueza imensurável.

E depois que o desconforto passa, fica a experiência, o aprendizado e a experiência.

Fica a história para contar.

O aperto se transforma em riso.

E a expectativa pelo novo, pelo diferente, pelo exótico, te faz ansiar o próximo destino. 

Estou pronta para a próxima experiência. Sempre!

Comentários

Miriam disse…
Que tenhamos mais chances de novos aprendizados em novas terras...

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e