Pular para o conteúdo principal

A catapulta Frustração


Responda-me por favor, você já sofreu uma decepção neste ano?
Que coisa não? “Nem começamos o ano” e já tivemos motivos para nos decepcionar com algo ou com alguém. A menos que você seja uma exceção, claro!
Mas, acredite, as decepções/frustrações que as circunstancias da vida nos revelam não são de todo ruins!
Se estamos em busca de desenvolvimento pessoal vamos precisar tomar decisões importantes, vamos precisar escolher uma direção a seguir, vamos precisar abrir mão de algumas coisas que nos amarram. Ás vezes surgirão situações que nos envergonharão ou nos confrontarão. Outras vezes precisaremos recuar, pedir perdão e reconhecer que precisamos de ajuda. Nada é tão fácil. Porém, muita coisa não é tão difícil como julgamos ser.
Eu fiquei a pensar sobre o assunto e inevitavelmente veio à minha lembrança a história de Naamã. Lembra-se dele? É um personagem da bíblia. Ele era capitão do exército do rei da Síria muito respeitado e, era leproso. Ele soube através de uma criada judia que em Israel havia um profeta de Deus que poderia curá-lo. Imediatamente pediu ao rei para ir em busca da sua cura e foi. Porém, ele se frustra quando recebe o recado do profeta com uma ordem para mergulhar no rio Jordão. A bíblia faz o seguinte relato: “Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. ”
Dá para entender Naamã, não é mesmo? Ele era um homem respeitado em sua nação, tinha uma reputação, um status e pensou que o fato de ser um enviado do rei lhe renderia uma recepção mais calorosa. Ele havia criado uma expectativa de como seria o procedimento de cura. Ele inclusive havia imaginado um ritual. Mas, nada do que havia imaginado aconteceu. Tudo aconteceu diferente daquilo para a qual havia se preparado. Isto lhe soa familiar? Não parece que se trocarmos os personagens veremos a nossa própria frustração sendo relatada? Somos mestres em criar expectativas e imaginar coisas, e coisas boas e grandiosas, certo? E quando a vida nos apresenta situações adversas àquelas que imaginamos, nos frustramos.
O bom da história de Naamã era que ele estava acompanhado de pessoas boas que lhe incentivaram a obedecer a ordem do profeta. Eles diferente do capitão não estavam amarrados a uma narrativa imaginaria, mas a palavra de um homem que temia a Deus. Naamã venceu sua frustração e foi ao rio Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordenança e teve sua saúde completamente restaurada. Se tivesse dado lugar à sua indignação teria voltado para casa abraçado à lepra.
Não estamos livres de frustrações. Não mesmo! Podemos ter a certeza de que elas virão mesmo sem a nossa vontade, mas se dermos lugar a elas, se não sacudirmos a poeira e seguirmos em frente, permaneceremos estagnados. Devemos usá-las a nosso favor. Elas devem servir como catapultas para nos impulsionar a saltos grandes na vida. Você sabe o que é uma catapulta? Dê uma “googlada”, vale a pena! Pois é, a frustração deve ser como esse engenho de guerra. Elas podem sim nos beneficiar. Depende apenas de como nos reagiremos a elas.
Pense nisso e dê um salto grande na vida. Faça isso por você!

Comentários

Miriam disse…
Lindo texto maninha. Muito verdadeiro. Obrigada por compartilhar suas inspirações. Te amo.

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e