Pular para o conteúdo principal

Impulsionada por Deus

Cheguei ao aeroporto com um pouquinho de folga antes do embarque. Eu estava animada em ir à cafeteria Starbucks já que em minha cidade não tem dela. Queria experimentar uma nova opção de bebida anunciada. Enquanto eu aguardava os atendentes chamarem meu nome fui abordada por um adolescente que me pediu dinheiro dizendo estar com fome. Normalmente eu não ajudo com o dinheiro em espécie. Tenho dificuldade em dar esmolas e preferencialmente eu daria a comida no lugar do dinheiro, mas naquele momento eu pensei: ok eu vou ajudar. Não questionei se o rapazinho compraria a comida mesmo ou estaria mentindo para mim. Só dei o dinheiro e fiquei em paz. Eu não agi como de costume.
Bem eu sei que em algumas situações nós somos impulsionados a agir de maneira diferente do que o normal. Sem alguma razão aparente ou uma explicação fazemos algo espontâneo, com disposição, inesperado e seguimos nosso caminho com paz no coração. Eu acredito que Deus é quem nos dá estes impulsos para ajudar ou encorajar alguém. 
Eu me pergunto se não teria sido isso que aconteceu a Rebeca ao encontrar-se com Eliezer junto à fonte? (Gênesis 24) Lembra da história? Eliezer era servo de Abraão e estava buscando uma esposa para o filho de seu senhor. Ele colocou uma prova diante de Deus e seria que a mulher que lhe oferecesse agua para beber e aos seus camelos seria a mulher que ele deveria levar para Isaque. Ora, é de conhecimento de todos que os camelos bebem uma grande quantidade de água e certamente Eliezer levava muitos camelos consigo. O que aconteceu então? Rebeca atendeu aos requisitos que Eliezer pediu como sinal. Ela ofereceu água ao servo de Abraão e se dispôs a dar agua aos camelos também. Uau! Ela era uma mulher muito querida e disposta a ajudar. Será que ela era sempre disposta? Ou será que ela foi impulsionada a ajudar aquele homem? Não tenho dúvidas de que Deus a impulsionou a agir voluntariamente para com Eliezer. Deus estava respondendo a uma oração.
A minha intenção não é questionar a bondade de Rebeca, o que quero dizer é que nós muitas vezes agimos por um impulso que vem de Deus para atender a um propósito. O que precisamos fazer é estar sensíveis ao seu agir. Ele responde orações e vai usar sempre uma pessoa para cumprir o seu propósito. Se uma pessoa está em seu pensamento durante todo um dia, não tenha dúvidas de que Deus está te impulsionando a ajudar aquela pessoa. Peça a Deus entendimento do que você pode fazer. Se está em seu coração fazer uma compra para alguém ou levar uma palavra de animo, não titubeie atenda a este impulso debaixo da orientação divina. Saiba que se você não fizer, alguém fará porque Deus é fiel em responder a oração de um justo. Você pode ser um instrumento nas mãos de Deus para isto se fizer o que foi impulsionado a fazer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e