Dias atrás eu e minha irmã tivemos uma conversa sobre repertorio. Naquela conversa especificamente falávamos a respeito de sobremesas. Pois é. Um assunto que talvez não lhe chame muito a atenção. Estávamos felizes porque ao pontuarmos nossos conhecimentos chegamos à conclusão de que sim, nós temos um bom repertorio, pelo menos acima da média de pessoas que não atuam na área da confeitaria.
O mais interessante sobre o repertorio é a experiência adquirida. E falando de sobremesas é necessário executar receitas diferentes para obter um bom repertorio. Quais as receitas mais comuns nos lares brasileiros? Pudim de leite condensado? Uma delícia né? Ou seria a mousse de frutas? Também gosto. Aliás, difícil não gostar de doces. O que dizer do brigadeiro? Com quantos anos aprendemos fazer esta receita tradicional aqui no Brasil e exportada para o mundo?
Então em média quantas sobremesas uma pessoa comum (que não tem uma formação acadêmica em confeitaria) sabe fazer? Quatro a cinco?
Tudo bem. Não quero promover uma competição. Quero falar sobre experimentar, tentar e até insistir. Sei fazer uma boa quantidade de sobremesas e afirmo que há oito anos não sabia fazer mais que quatro. Porém eu tive curiosidade de experimentar sabores novos. E isso foi o que me propus a fazer: aprender.
Fiz pequenos cursos de culinária. Comecei a estudar receitas e principalmente a praticar. Algumas receitas eu tive que tentar mais de três vezes para acertar, outra especificamente foi mais de dez tentativas. Perdi material, gastei tempo e dinheiro. Mas, lhe asseguro que o acerto me trouxe uma sensação maravilhosa de realização.
O repertorio se constrói com experiência através de tentativas, acertos e erros. É um convite a sair da zona de conforto. É estar disposto a conquistar o novo através de disciplina e esforço. E isto é válido para qualquer área do conhecimento. Ninguém consegue desenvolver um repertorio fazendo sempre a mesma coisa e estando sempre no mesmo lugar. Pense nisto! Aprenda coisas novas. Estude. Pratique. Faça testes.
Qual a área de conhecimento em que você gostaria de aumentar o seu repertorio?
Comentários