terça-feira, 11 de abril de 2017

Quando nos faltam recursos

Nossas necessidades enquanto humanos são classificadas em categorias: fisiológicas, segurança, sociais, auto-estima e autorealização. Abraham Maslow, psicólogo que estudou as necessidades do ser humano, as classificou como necessidades básicas. 
Dependemos de vários recursos ao longo do caminho para suprir estas necessidades: alimentação, proteção, talento, habilidades, finanças, sentimentos, fé e outros.
No decorrer da vida muito provavelmente, em algum momento, nos faltará algum destes recursos. Precisaremos de milagres, uma ação sobrenatural que venha ao nosso socorro. Isto porque quando o recurso humano falta só mesmo um efeito que escapa a razão humana pode nos ajudar!
Se olharmos para bíblia sagrada, o livro que é nossa base de fé, encontraremos várias circunstancias em que faltaram os recursos humanos e entraram os recursos sobrenaturais provenientes de Deus. 
Quando homens como Gideão e Jeremias foram chamados para uma missão, eles reconheceram que lhes faltavam recursos para cumprirem o chamado. (Jz 6:15 e Je 1:6). Porém, o Espírito do Senhor os revestiu de poder e capacitação. 
Jó conhecida Deus de ouvir falar. Ele perdeu todos os recursos. Filhos, bens e saúde... ao fim do livro ele declara que o processo pela qual passou o levou a conhecer Deus de uma maneira mais íntima (Jó 42:5).
(IRs 17) A viúva de Sarepta foi designada por Deus para ser provedora na vida do profeta Elias, mas lhe faltava recursos. Ali entrou o recurso divino.
(IIRs 4) Outra viúva esteve sem recursos financeiros. O milagre aconteceu.
(Jo 4) A mulher no poço de Jacó... Ela não tinha uma vida sentimental saudável. Lhe faltava um relacionamento amoroso saudável... Ela tinha sede e “sede”. Jesus lhe proveu água viva! 
(Jo 2:3) Nas bodas em Caná da Galileia, faltou vinho... Jesus realizou um milagre.
O milagre sempre acontece quando nos falta algum recurso. Qual o recurso que te falta hoje? Precisa de um milagre? 
Bem, para o milagre acontecer é preciso apenas uma coisa... É preciso fé. É preciso crer.
O problema muitas vezes é que cremos que o milagre pode acontecer na vida de terceiros. Cremos ao ponto de orarmos por eles. Estamos seguros de que Deus age por meio da nossa fé e que assim o milagre acontecerá. No entanto quando precisamos do milagre em nossas próprias vidas, para nossa própria família, para nossas finanças...
Interessante. 
Veja comigo mais um milagre que Jesus fez. (Mc 9) Um pai leva seu filho endemoniado para que os discípulos de Jesus o liberte. Nada acontece. Jesus chega à presença daquele pai. O pai clama a Jesus que faça o milagre ao que Jesus diz: “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”. (v.23)
Observe. Aquele pai chorando responde a Jesus: “Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade”. (v.24) Qual o recurso faltava para aquele pai? Isto! Faltava fé! E agora? A condição para alcançar um milagre é fé e isto faltava para aquele pai. 
E então? O milagre nos acontece quando nos falta recursos? 
Aquele homem estava diante de Jesus. Ele recebeu o milagre da fé e seu filho foi curado. O milagre pode acontecer hoje mesmo na sua vida. Independente do que lhe falta. Se você como aquele homem estiver disposto a clamar pela ajuda de Deus.
O homem pediu primeiro a libertação do filho e depois ajuda para sua falta de fé. Ele alcançou milagre em dupla porção. 
Você também pode!

Nenhum comentário: