terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Efatá

Sabe quando amanhecemos com uma palavra na cabeça e permanecemos com ela por dias? Por si mesmas carregam um significado interessantíssimo e podem resumir uma grande mensagem.
Pois bem, a palavra que tem chamado minha atenção nessa semana é: Efatá.
Não é uma palavra comum, não está presente em nosso dia a dia. Significa: Abra-te.
É mencionada por Jesus e registrada no livro de Marcos cap.7.
Na ocasião levaram a Jesus um homem surdo e gago para que ele o curasse. Então Jesus o tirou do meio da multidão para um lugar reservado, fez alguns gestos e disse: Efatá. Logo a surdez e o impedimento da língua desfizeram-se e o homem ficou curado.
É interessante como nós muitas vezes temos a necessidade de ouvir essa palavra.
Nossos ouvidos, olhos e língua precisam ser “abertos” para que possamos viver a plenitude da graça de Deus.
É impossível viver de maneira plena se há algum impedimento na nossa visão, que nos impossibilita de ver o caminho proposto por Deus. Os caminhos dEle são mais altos que os nossos. De maneira semelhante nossos ouvidos precisam ouvir mais a voz de Deus e menos a voz da incredulidade, da insensatez e da maldade.
E a língua... Ah, como precisa de um Efatá! A bíblia mesma diz que é um pequeno membro que pode fazer um grande estrago. Que verdade! Você poderia dizer: Então a língua não precisa ser aberta. Precisa sim! Aquele homem curado era gago, o que significa que falava com dificuldade. Nos outros evangelhos a história diz que o homem estava possesso por demônios e por essa razão não podia falar. Desta perspectiva fica mais fácil ver como precisamos de um Efatá que nos levará a falar de maneira clara e direcionada por Deus. Livres da influência maligna, com palavras que abençoam e edificam. Palavras que liberam perdão, misericórdia e amor.
Essa palavra tem um significado maravilhoso, mas não é simples. Por essa razão foi pronunciada por Jesus, o Deus encarnado.
Há alguma coisa demasiadamente difícil para Ele? Não, não há!
Clame a Deus por um Efatá e pela palavra dEle portas de esperança se abrirão sobre sua vida. 
_________________
Caro leitor, 

resolvi vasculhar meus arquivos de reflexões e postar novamente alguns textos. Certamente você vai ser edificado com as palavras aqui expostas mesmo que em algum momento você já as tenha lido.

Nenhum comentário: