Quantas perguntas você tem feito para Deus? Posso ousar responder afirmando que não são poucas.
Somos assim, sempre fazemos perguntas. É normal! Faz parte do desenvolvimento humano.
As perguntas nos ajuda a adquirir conhecimento, a exercitar nossa criatividade e expandir nossos argumentos.
Um bom orador sabe fazer boas perguntas. Um bom professor sabe instigar seus alunos com perguntas bem elaboradas. Pais excepcionais sabem o poder que suas perguntas têm. Um filho sabe que pode tirar seus pais do conforto fazendo perguntas. Enfim, o ser humano sabe que esta é uma ferramenta de comunicação muito importante.
Não há problema algum com as perguntas. O problema, no entanto é quando o acumulo de perguntas nos impede de ouvir as respostas.
Jó, o personagem bíblico lembrado por muitos em tempos de crises, fez inúmeras perguntas para Deus.
Ele é um grande exemplo para nós pela maneira como lidou com seu sofrimento. Perdeu todos os seus filhos, perdeu todos os seus bens e sua saúde em pouco tempo. Sofreu absurdo e não pecou contra Deus.
Porém, seus muitos questionamentos quase o levaram por outro caminho.
Se você ler o livro de Jó vai poder perceber isto. São inúmeras as perguntas contidas neste livro. Os amigos de Jó questionaram a situação, a esposa de Jó questionou a situação (com toda a razão) e por fim Jó se colocou na posição de questionar a Deus. Suas perguntas tinham a ver com sua situação, depois não apenas sobre a sua situação, mas também sobre a existência humana e ele expandiu seus questionamentos até Deus intervir.
No capítulo 38 Deus propõe uma troca. Ele diz (em minhas palavras): Ok! Jó até aqui eu ouvi suas perguntas. Agora vamos fazer o seguinte: eu te farei perguntas e você responderá!
Opa! A coisa mudou. Agora ficou complicado. Deus começa a fazer perguntas para Jó que ele não podia responder.
Imagino Jó se contorcendo de vergonha. Quem era Jó para responder a Deus?
No capitulo 40 Jó responde (em minhas palavras): Eu entendi o recado! Falei de coisas de que não entendia! Tapo a minha boca. Quem sou eu para questionar a Deus? Mas, Deus segue fazendo perguntas.
Então chega ao fim aquele questionamento com Jó respondendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Jó 42:2
O que acontece quando Deus nos faz perguntas? Ele não sabe todas as respostas? Sim! Ele sabe! Porém, ele é mestre em perguntas retóricas. Ele pergunta com o proposito de nos fazer pensar a respeito, encontrar a resposta por nos mesmos, aprendermos dele. Ele se faz conhecido por meio de suas perguntas.
Foi assim a experiência de Jó. Ao ser interrogado por Deus Jó o reconheceu ao ponto que termina dizendo: Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Jó 42:5
Jó conhecia a Deus por uma perspectiva e durante sua experiência ele pôde conhecer melhor quem era o Deus a quem ele servia. As perguntas foram respondidas e o relacionamento com Deus ficou mais estreito. É nesse momento em que ele se arrepende e dá a volta por cima.
Não deixe que suas muitas perguntas apaguem o poder da sua fé, permita-se ouvir a Deus e conhece-lo melhor!
Comentários