quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

O maior tesouro

Se você pudesse contabilizar todos os seus bens o que entraria na sua contabilidade? 
Quais os itens que se destacariam como preciosos? 
Quais os itens você deixaria de fora da relação?
O que você considera como bens?

São muitas perguntas para começo de conversa, né?

Pois bem, estas perguntas me fazem refletir sobre o valor que damos nas coisas e o que temos de mais precioso na vida.
A bíblia diz que onde está o nosso tesouro, aí está o nosso coração. (Lucas 12:34)
Jesus falou aos homens através de muitas parábolas. Duas delas ele falou sobre a semelhança do Reino de Deus com o maior tesouro que o homem pode ter.
No livro de Mateus, cap. 14, nos versos 44 a 46 encontramos as seguintes parábolas:
Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a”.
Note que nestas duas histórias há uma alegria imensa ao vender tudo que se tem para obter maior recompensa, o maior tesouro encontrado.
Quem encontra o reino de Deus sabe que o seu maior tesouro não é terreno, não é status, não é cifra. Por mais que damos valor a essas coisas, nada pode se comparar com a morada no céu, a vida eterna com Cristo.
No cap. 19 de Mateus, Jesus conversa com um jovem rico. Aquele jovem cumpria todos os mandamentos e queria provar Jesus. Indagando o que mais ele poderia fazer para herdar o reino dos céus Jesus o orienta a vender tudo o que tem e dar aos pobres. 
Diferente da reação dos homens das parábolas, o jovem se afastou de Jesus com tristeza, porque tinha muitos bens. Ele não considerou o reino dos céus como o maior tesouro que poderia ter. Seu coração estava nas suas posses. 
Infelizmente corremos o mesmo risco, o de considerar nosso lucro nessa vida terrena tão grande e precioso ao ponto de nos esquecermos de que tudo aqui há de passar.
Eu me alegro com tudo que conquisto aqui na terra, eu comemoro os meus objetivos alcançados e sempre me pego a fazer novos planos. Só não posso me esquecer de que o maior tesouro que posso ter é a vida eterna no céu ao lado do meu Deus! 
Onde está o teu maior tesouro?

Nenhum comentário: