Pular para o conteúdo principal

Mão na massa

Num dia de casa cheia, de família reunida, passei algum tempo na cozinha. Estava eu lá, entre farinha e ovos, enquanto na sala ao lado a conversa rolava solta.
Já era hora do jantar e eu insisti em fazer macarrão, a massa fresca. Tinha que ser!
Animada com minha maquina de macarrão recém-adquirida, me divertia enquanto ouvia os expectadores dizer: é bem mais prático comprar macarrão no mercado, bem mais prático comprar a massa pronta. 
De fato é bem mais fácil, mas bem menos prazeroso.
Depois de tudo pronto, pasta feita e molho preparado, era hora de servir. O cheiro estava convidativo. O sabor agradou a todos. A receita foi aprovada.  Tamanho foi o meu contentamento ao saber que, por um breve momento, pude fazer felizes aqueles a quem amo com uma receita que eu mesma preparei. 
O trabalho é maior, a bagunça é maior e a satisfação, claro, é maior. E é nisto que se resume todo o esforço.
Quando me sinto desafiada com uma receita, encaro o desafio. Faço muitos testes. Procuro encontrar o erro para não cometê-lo novamente e sigo tentando. Então, quando finalmente consigo acertar, me visto de imensa satisfação. É uma sensação boa de desafio vencido, de barreira superada e na maioria das vezes consigo agradar os expectadores. 
Recentemente fiz uma receita de Mille-feuille (doce francês). Preparei a massa folhada, foram horas de preparo, e pela primeira vez fiz o Crème Patissièr. Tudo demanda tempo e trabalho e quem disse que me importei? Só no outro dia fiz a sobremesa. 
Outra vez ouvi comentários do tipo: Deus me livre! É muito trabalhoso! É verdade, mas, fala sério, a satisfação de saber fazer é muito boa. É muito bom poder dizer: eu sei fazer esta receita. A mesma sensação eu senti quando consegui fazer os “Macarons” (doce francês), o Tiramisù (sobremesa italiana), a Cheesecake (sobremesa americana) entre outras.
É bom agradar as pessoas com uma boa refeição. A satisfação está em superar os desafios. Fazer algo gostoso, que dá prazer. 
O desafio não é um limitador. Ele deve impulsionar. Estimular uma ação, fazer com que se saia do lugar. Se conseguirmos perceber o desafio desta maneira então cresceremos, desenvolveremos em qualquer área da vida. 
Minhas aventuras gastronômicas me tem feito entender isto cada dia mais.
O que quero dizer com isto? “Coloque a mão na massa”, encare o desafio!

Comentários

Miriam disse…
Sou feliz por você gostar de agradar cozinhando. Que Deus me conceda estar sempre perto quando você for desafiada. kkkkk. Te amo muito. Sua maninha

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e