Palavras e imagens sempre foram objetos da minha curiosidade. Talvez esta seja a razão porque gosto de fazer palavras cruzadas, montar quebra-cabeça e resolver exercícios de lógica.
Certa vez me vi num entrave com um exercício de lógica. Quatro imagens propunham uma palavra com seis letras. A primeira imagem era de um ovo, a segunda de um bolo de aniversário, a terceira de um cachorro e a última de uma prateleira de sapatos.
Fiquei por muito tempo tentando achar a lógica daquele exercício. O que tem em comum um ovo, um bolo, um cachorro e sapatos?
Tentei várias palavras e nada. Deixei o exercício de lado por algumas vezes na esperança de voltar com uma solução. ‘Quebrei a cabeça’ com aquele enigma. Estava procurando uma ligação das imagens até perceber que a lógica estava na cor e não nas imagens em si. Mudei o foco para a cor e facilmente preenchi os espaços com as letras.
Interessante como fixamos os olhos no problema e deixamos de perceber a solução bem diante dos nossos olhos. Não é só num exercício de lógica ou num quebra-cabeça, acontece o tempo todo.
Quanto mais focamos no problema mais distante a solução parece estar.
Há uma expressão bastante utilizada no meio acadêmico que diz que devemos ‘pensar fora da caixa’ e representa bem a minha história.
Para enxergar a solução é necessário ampliar o campo de visão, sair do meio comum e abandonar a zona de conforto.
O salmista Davi relata algo parecido no salmo 121.
Ele olha para os montes que estão diante dele e se pergunta de onde viria o socorro? Certamente a solução não viria dos montes que o cercavam, mas estavam além.
Então ele diz: o meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra. A resposta da sua pergunta amplia sua percepção de que não está só, que tem um Deus que é presente e poderoso e cuida dele.
O meu desejo é que nós possamos deixar de fixar os olhos no problema e olhar para o alto... Olhar para Cristo. Nele está a nossa vida e certamente ele cuidará de nós como tem feito até aqui.
*** Relembrando... Ainda é necessário ajustar o foco ***
Comentários