Pular para o conteúdo principal

Fechado para balanço?

Quem nunca viu uma empresa fechada em pleno dia útil exibindo em suas portas um aviso com estas palavras: "fechado para balanço"?
Não é incomum. Aliás, toda empresa que conduz seu negócio corretamente, em algum momento fará uma pausa para balanço. É preciso fazer um levantamento contábil para verificar a situação econômico-financeira da empresa. Só assim é possível seguir adiante, traçar metas e ampliar os negócios.
Bem, na vida acontece coisa semelhante. No meu caso este “balanço” acontece quando meu aniversário se aproxima. É sempre assim, em novembro. 
Na verdade eu começo a pensar neste balanço já em setembro. Questiono muito a mim mesma. Aprendi o valor das perguntas. E, como é difícil fazer as perguntas certas. Penso na vida, no que conquistei (e questiono se conquistei), no que perdi (e se de fato perdi) e finalmente no que quero alcançar.
Às vezes as respostas não surgem facilmente, mas quando chega o dia do balanço tenho uma boa percepção da minha situação. 
Descobri que cheguei à idade adulta e que nem sempre ela condiz com a idade numérica. 
Aprendi que minha alegria e felicidade só dependem de mim, não tem a ver com terceiros.
Aprendi apreciar a sutileza das coisas.
Alcancei a realização de sonhos grandes que não se manifestam visivelmente. 
Sou grata pela família que tenho – pais, irmãos, cunhados e sobrinhos. Cada um deles me ensina um pouco na vida. 
Aprendi que ensinar pode ser muito prazeroso e ver o resultado do aprendizado eleva a alma.
Aprendi que cozinhar pode ser muito mais que uma tarefa corriqueira. Sentir os cheiros, as texturas e sabores podem levar a um contentamento quase sagrado.
Aprendi que louvar a Deus faz muito bem para a alma e de fato aformoseia o rosto.
Aprendi quão dolorida pode ser a despedida dos que se vão.
Aprendi que a fé quando provada tem o poder de fortalecer a alma do crente.
Aprendi que a gratidão é um tesouro de excelente valor.
Aprendi que o pouco quando é oferecido de todo o coração produz um grande efeito.
Aprendi tantas coisas boas ao longo destes anos... Não preciso querer voltar o tempo e mudar o que me aconteceu. Eu aprendi assim. Com erros e com acertos. Com choro e com riso. Com ganhos e com perdas.
No final, no balanço da vida ratifico a certeza de que vale a pena viver. Vale cada minuto vivido e cada minuto que está por vir. 
Falta uma semana ainda para fechar o balanço, mas quer saber? O resultado já me aponta um futuro e esperança. (Je 29:11) Sigo em frente depositando toda a minha vida no meu Deus que até aqui tem me sustentado e sei que daqui para frente ele continuará comigo. 
Obrigada a você, querido(a) leitor(a) por fazer parte da minha história. Você me inspira!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e