Pular para o conteúdo principal

Qual é a sua profissão?

Comentei aqui no blog, semana passada, sobre o livro que li: “Uma trufa e 1000 lojas depois”.
Uma das coisas que mais me chamou a atenção, dentre vários detalhes, foi a paixão que Alexandre Costa coloca nas palavras: “eu sou chocolateiro”. Não é necessário ver sua fisionomia para saber que seu rosto brilha com esta declaração. Está implícito!
Tenho pensado muito a respeito de profissão, vocação.
Muitos fazem suas escolhas visando uma vida financeira de sucesso e não raro tornam-se profissionais arrogantes e avaros.
Por outro lado, profissionais que têm paixão parecem ter sido eleitos para a “coisa”. Poderiam exercer a função mesmo não obtendo retorno financeiro. A paixão como diria, John Maxwell no livro “Talento não é tudo”, é o primeiro passo para a realização.
Logo após minha formação acadêmica, senti uma grande satisfação em responder a pergunta: qual a sua profissão? Fui contra a correnteza ao escolher design como profissão e estava mesmo muito feliz em poder declarar a minha escolha. Depois veio a Pós e sei que muitos ainda ficam com um enorme ponto de interrogação quando ouvem sobre minha especialização, mas eu particularmente estou segura com a minha profissão. Eu sou designer.
Amo a passagem bíblica em que José ao receber sua família na corte do Egito, os orienta a ficar firmes em declarar suas profissões (Genesis 46). Eles eram pastores e esta ocupação era abominação para Faraó. Mesmo assim, eles deveriam seguramente afirmar qual era o negócio da família.  
Mais recentemente tenho pensado não somente a respeito da vocação acadêmica ou profissionalização, mas também sobre vocação ministerial. Sobre o “chamado” na obra de Deus.
Acredito que cada um de nós que pertencemos a Cristo, que o reconhecemos como Senhor de nossas vidas, temos um lugar nEle para desenvolvermos um papel. A bíblia fala sobre os cinco ministérios em Efésios cap. 4 verso 11: “E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres”.
Assim como no mundo dos negócios, alguns almejam ministérios pela motivação errada e isto se reflete no desserviço que fazem. Infelizmente há muita arrogância também dentro da igreja, uma aparência de ser quando na verdade não é.
O contrário disto, porém, traz para a igreja o que o escritor do livro de Efésios já dizia: edificação, unidade da fé e maturidade espiritual.
Que bom seria se todos pudessem honrar sua vocação dentro da obra do Senhor. Que bom se todos pudessem se vestir de paixão, zelo e temor do Senhor e ter a satisfação em dizer: eu sou pastor apostolo, profeta, evangelista ou mestre. E não apenas dizer com satisfação, mas se dedicar com toda a sua alma, força e entendimento ao chamado do Senhor.
A profissão “pastor” pode ainda ser para alguns uma abominação, mas para Jesus é uma profissão muito especial, tanto que ele mesmo declarou: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”. João 10:11
Você sabe qual é a sua vocação? Você exerce o seu ministério com a motivação certa? Você se lembra do seu chamado? Como foi que Deus te chamou? Como foi que você aceitou o chamado? Porque não reacender a chama da paixão e do amor ardente pela obra do Senhor?

E então? Qual é a sua profissão?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e