Pular para o conteúdo principal

Identifique-se!

Atracado no porto de Jope estava um navio prestes a sair com destino à Társis. O “check in” para embarcar naquele navio não era lá tão rigoroso. Bastava pagar a passagem para poder usufruir da viagem. O tempo estava bom para navegação, os ventos eram favoráveis, e para iniciar a viagem só restava aguardar o embarque de todos passageiros, o que não demorou muito.
O que parecia uma tranquila viagem de rotina tornou-se em pouco tempo uma experiência fora de controle. De repente soprou sobre o mar um vento forte e uma violenta tempestade ameaçava arrebentar o barco.
Todos naquele navio se desesperaram e começaram a clamar cada um o seu deus. O desespero era tanto que os marinheiros começaram a atirar as cargas no mar com o objetivo de aliviar o barco a fim de se salvarem.
Esta é uma história muito conhecida, não é mesmo? Todos conhecem o principal personagem desta história e o que lhe aconteceu. Porém, a narrativa demonstra que a princípio todos eram iguais naquela embarcação: passageiros cujo destino era Társis.
No ápice da tormenta levantaram uma questão... Alguma coisa estava errada. Ali naquele navio havia um responsável por todo aquele acontecimento pavoroso. Lançaram sorte e a sorte caiu sobre Jonas que, alheio a situação, dormia tranquilamente no porão do navio, enquanto os demais se desesperavam tentando salvar suas vidas em alto mar.
Agora diante de Jonas, um passageiro suspeito, acontece um interrogatório com o objetivo de identifica-lo.
Eis as perguntas que fizeram a Jonas: “Quem é o responsável por esta calamidade? Qual é a sua profissão? De onde você vem? Qual é a sua terra? A que povo você pertence?” (Jonas 1:8).
Boa parte destas perguntas poderiam ter sido respondidas no “check in”. São perguntas sobre identificação, mas só apareceram na calamidade. Todos entraram no barco como simples passageiros, mas no momento de crise, surgiu a necessidade de saber quem eram os ocupantes daquela embarcação.
Veja bem como esta história nos dá lições importantes...
A princípio somos todos semelhantes. Somos seres viventes, racionais. Podemos ser parte de uma mesma nação, frequentar os mesmos lugares, podemos todos exercer a cidadania, frequentar a mesma igreja, hospital, escolas e faculdades. Podemos ter o mesmo gerente numa agencia bancária, ter o mesmo patrão, mas cada um de nós tem uma identidade própria.
Quando estamos num mesmo “barco” podemos ser todos passageiros, mas precisamos saber quem somos qual a nossa origem, o nosso propósito, quais as nossas habilidades e finalmente o nosso destino.
Jonas sabia que era hebreu, que adorava a Deus, que estava fugindo de uma responsabilidade e que aquele mal era por causa dele. Tudo aquilo poderia ter sido evitado se tão somente ele tivesse obedecido ao seu Deus.
Nós não podemos jogar a responsabilidade para terceiros. Questões que parecem ser tão simples como aquelas que fizeram a Jonas precisam ser bem respondidas por cada um de nós. Afinal, quem eu sou? De onde eu venho? O que estou fazendo aqui? Quais as minhas habilidades, talentos, dons? E finalmente, onde quero chegar?
São estas perguntas que me farão sobressair no meio da multidão, que me identificarão, farão o rastro da MINHA história, da SUA história. Antes de prosseguir na viagem da vida, certifique-se de que todas as perguntas tenham uma resposta clara e objetiva. Identifique-se!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e