Pular para o conteúdo principal

Vontade, Medo e Coragem

Sempre tive muita vontade de viajar de avião. Outro sentimento estava atrelado a esta vontade: o medo. Era um equilíbrio entre vontade e medo que não conseguia explicar. 
Cresci vendo as aeronaves cruzar os céus por onde morei. Meu olhar admirado sempre acompanhava o risco de nuvens que se seguia no céu. Pensava comigo, um dia... Um dia!
Este dia foi em abril do ano passado. Já estava morando em Curitiba e fui para Campinas pela companhia Gol. Voo comercial, viagem rápida. O destino era o acampamento de jovens da IAB em Sumaré. Ao meu lado estava uma amiga que também estava viajando de avião pela primeira vez. 
O ronco das turbinas, o impulso para decolagem, os avisos das aeromoças e o pouso pareceram tão rápidos que nem percebemos que já havia acabado. Com 29 anos, parecia uma criança descrevendo o meu primeiro voo. Foi tranquilo, mas muito pouco. Retornamos para Curitiba pela mesma companhia. Mais uma vez uma pequena viagem. 
A novidade, o futuro, aquilo que não conheço me faz sentir um “frio na barriga”. Quem não sente? Neste contexto sempre aparece um grande luminoso imaginário escrito: E se? E se? Vale a pena viver se perguntando “E se”? Aquele medo foi vencido!
Não fiz tantas viagens desde a primeira. Posso contar nos dedos... São 8 viagens de avião. Viagens curtas. Algumas conexões. O medo, ah sim... O medo ou o temor sempre existiu. Mas há outro sentimento que o vence. A coragem de enfrenta-lo. 
Em minha penúltima viagem eu decidi olhar pela janela com toda a atenção. Eu estive em êxtase! O tapete de nuvens me fez admirar meu criador. Que artista excelente é o nosso Deus! Aquela paisagem não saiu mais da minha memória. Que coisa mais linda... E tem ainda os recortes no solo vistos de cima. Tudo parece milimetricamente calculado. As cores das vegetações formam mosaicos maravilhosos. Eu fiquei submersa nestas contemplações. Foi a viagem mais encantadora que já fiz. 
Vontade e medo... Que interessante! Sabe o que acontece agora? Eu ouço as aeronaves cruzando os céus e no meu coração eu digo: quando será a próxima? Sabe por quê? Sei que voar é seguro, é bom e prazeroso. Estou certa que o “frio na barriga” sempre aparecerá, afinal estou viva e isso é normal.
Esta experiência me fez refletir sobre outras coisas que também tenho vontade de fazer e que são desconhecidas, e que normalmente acrescenta uma pitada de medo ao meu coração. Posso seguramente confiar que a coragem que vem de Deus me capacitará a enfrentar novamente o medo. Então, nesse momento tenho a certeza que experimentarei novas “aventuras” prazerosas e que me permitirão vislumbrar a multiforme graça de Deus.
“Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido”. Jó 42:2

Comentários

Miriam disse…
Linda postagem maninha, de fato medo e coragem tem sido amigos inseparáveis, quase como arroz e feijão. A vontade... bem você e meu esposo sabem bem minha facilidade para desejar, contudo que Deus multiplique em mim a coragem para conquistar o que eu preciso.

Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e