segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Acelera!

Ontem o Brasil sediou mais uma vez o GP de F1 (Grande Prêmio de Fórmula 1). Devido a chuvas o número de paradas foi elevado e a prova imprevisível. Finalmente o Brasil teve lugar no pódio mais uma vez com o piloto Massa. Resultado ainda melhor ficou com o piloto alemão Sebastian Vettel, depois de enfrentar problemas e ter que fazer uma prova de recuperação, tornou-se o mais jovem tricampeão da fórmula 1.
Não sou expert neste assunto, porém admiro essa modalidade do esporte. A velocidade, o ronco dos motores, a habilidade dos pilotos e a maravilhosa condição técnica e agilidade dos mecânicos que trabalham nos boxs são de tirar o fôlego. 
É interessante como observar situações análogas pode nos impulsionar a enxergar soluções de contexto mais amplo.
Numa das aulas da pós-graduação em Gestão da Criatividade e Inovação tive contato com uma história emocionante sobre o Design e a fantástica fonte de insights dos profissionais desta área do conhecimento.  Trata-se de como um membro da equipe do IHI (Institute for Healthcare Improvement) tirou de suas observações sobre o pit-stop nas 500 milhas de Indianápolis a solução para agilizar o atendimento em prontos-socorros de hospitais. Ele observou quando um carro de corrida soltando fumaça parou em um pit-stop onde uma equipe de profissionais treinados com equipamentos de última geração já estava de prontidão, avaliou a situação e realizou os reparos necessários em questão de segundos. Conforme descreve Tim Brown em seu livro Design Thinking, basta alterar algumas palavras e você terá a descrição exata do pronto-socorro de um hospital.
Situação semelhante a esta pôde ser presenciada ontem pelos espectadores do GP Brasil quando o piloto Sebastian Vettel  se envolveu numa batida com Bruno Senna e precisou fazer reparos no carro. Não foi apenas o talento que permitiu o piloto alcançar o título de tricampeão. O resultado deve-se muito ao desempenho da equipe de mecânicos sua capacidade de avaliação, precisão, agilidade e aos equipamentos de última geração em prontidão.
Às vezes nos detemos tanto na observação dos nossos problemas e fechamos tanto o foco neles que perdemos a oportunidade de ampliar a nossa visão. Existem tantas situações acontecendo ao nosso redor que podem nos fazer enxergar a solução.
É preciso levantar a cabeça, ajustar o foco, reabastecer a fé e voltar para a pista e acelerar rumo à vitória!

Nenhum comentário: