domingo, 17 de junho de 2012

Lição em um sorriso

O sorriso daquela criança não me sai da cabeça.
Quinta-feira,07:30 da manhã, dia frio, ônibus lotado...
Parada na plataforma de embarque. Mais uma leva de passageiros. Aquele empurra, empurra. Lá está a mãe ocupada com a criança no colo. Com uma mão segura a filha e na outra mão as bolsas e bem, da maneira que pode tenta se segurar enquanto o ônibus arranca.
Tudo leva a crer que daqui a pouco deixará a criança numa escolinha e seguirá para o trabalho.
Ao redor pode-se notar o cansaço no olhar das pessoas. A irritação aflorada. A semana quase no fim.
No meio desse cenário há uma criança com um sorriso nos lábios, um olhar puro e uma alegria irradiante. Sua mãozinha tenta alcançar a estrutura metálica onde muitos se apóiam. Por um segundo consegue e então se dá por satisfeita. Sorri de volta para a mãe e logo procura outra coisa para se distrair.
Alheia a tudo se diverte no trajeto para a escolinha onde se despedirá da mãe e seguirá seu dia feliz, brincando e sorrindo. É possível que chore por alguma razão mas não por muito tempo, o sorriso lhe é mais peculiar.
Fico ali pensando nas palavras de Jesus. É preciso ser como criança para entrar no reino dos céus... Enquanto penso me envergonho. Preocupada, cansada e chateada com aquela lotação toda e a criança diante de mim transmitindo uma lição de moral.
E ainda dizemos que as crianças têm tanto para aprender...
Na verdade precisamos mais que elas.
Aprender a se desligar dos problemas, a expulsar para fora da mente e coração os sentimentos maus, relevar as adversidade e sorrir.
Sorrir! Como faz diferença um sorriso... Não posso me esquecer!
Tenha uma boa semana.

2 comentários:

Débora Polycarpo disse...

Bom dia pequena Daphnne... Pude visualizar mentalmente a criança ali sorrindo tão despreocupada, realmente a cena é capaz de nos causar sentimentos distintos!!! É por isto que gosto daquele hino que diz: Quero ser como criança... Se bem que para nós que já estamos tão enrijecidos com a dura rotina da vida, parece impossível nos tornamos tão inocentes novamente!!!! Mas, ás vezes dá uma enorme saudade de ser criança!!!!! Quanto ao sorriso, tem momento que por dentro o espírito está tranqüilo, calmo, sereno até, mas infelizmente por fora não demonstramos isto, justamente por causa de tudo que passamos. No entanto, quando conseguimos sorrir e rir nos sentimos leves e soltos. Uma linda semana pra você também sobrinha!!!!!

Miriam disse...

Que tal? Chego em casa depois de estar 14 horas em atividades sem intervalos, estou estressada com meu TCC, e sou desafiada a sorrir e descansar no pai como uma criança... Vou tentar! Jesus ainda hoje realizou um dos meus sonhos e cá estou eu, lutando comigo mesma para conseguir sorrir... Ai meu Deus como eu preciso do Senhor! Obrigada por compartilhar essa reflexão comigo. Te amo, muito; Miriam