Acompanhar o crescimento diário de uma criança é uma experiência realmente maravilhosa.
Infelizmente não tive essa oportunidade com meus dois sobrinhos mais velhos pelo fato de morarmos em cidades diferentes. Ao contrário disso estive por perto desde o anúncio da gestação ao primeiro ano e um mês do meu sobrinho mais novo e acompanhei seu desenvolvimento nesse tempo como qualquer “tia coruja” (quer dizer, qualquer não, mas com meu jeito peculiar kkkk)
O que me impressiona no desenvolvimento humano é o quanto somos instigados a crescer. Após o nascimento, logo nos primeiros momentos, é possível perceber a diversidade de estímulos liberados. A criança é estimulada pelo médico obstetra a chorar a fim de adaptar a respiração e circulação sanguínea, pouco tempo depois é levado para a mãe para ser amamentado. Precisa aprender a sugar o leite. E assim por diante.
Alguns meses depois ao nascimento a criança prova a primeira papinha, é colocada numa superfície plana e instigada a se virar, depois a engatinhar e mais para frente a andar. Cada fase da criança se dá por estímulos. Com os anos as coisas de criança ficam para trás e surgem as outras fases do indivíduo.
Há muita semelhança entre o crescimento humano e o crescimento espiritual.
Aliás, a igreja é comparada ao corpo. Seu nascimento se dá com a conversão através do arrependimento para perdão de pecados e o batismo nas águas e no Espírito Santo. Seu desenvolvimento através da caminhada da fé, o crescimento na graça e conhecimento por meio da oração, da palavra, comunhão no corpo de Cristo, evangelização, experiência com Deus e serviço cristão.
Assim como a criança é estimulada para se desenvolver, nós também como igreja e corpo de Cristo somos instigados ao crescimento. Algumas vezes não entendemos os porquês. Outras vezes não nos sentimos confortáveis com os estímulos recebidos, ficamos ressabiados. Tomamos um tombo aqui e outro acolá até aprender a pisar firme e andar equilibradamente. Porém o processo de crescimento continua e o fim dele é alcançarmos a estatura de varão perfeito em Cristo e como disse Paulo em Efésios 4:13: “até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.”
Estás sendo instigado na fé? Alegre-se, isso significa que você está crescendo.
Comentários