Pular para o conteúdo principal

Quando Deus nos faz perguntas

Hoje pela manhã me lembrei do conselho de um professor do ensino médio. Ele disse que um aluno quando interrogado por um professor e não sabendo responder a pergunta deveria devolvê-la ao mestre para que pudesse obter a resposta de quem tem o conhecimento da questão.
As aulas daquele professor a partir daquele momento se tornaram mais dinâmicas e o índice de aprendizado aumentou significativamente.
Sempre achei interessante a possibilidade de aprendizado e crescimento que as perguntas nos proporcionam e isso quando sabemos e quando não sabemos a resposta.
Quando sabemos a resposta temos a possibilidade de compartilhar o conhecimento e quando não sabemos temos a oportunidade de adquirir conhecimento e ambas as coisas são necessidades essenciais do ser humano.
Existem três passagens bíblicas que gosto de ler para meditar sobre perguntas.
A primeira é a história de Jó. O livro de Jó está cheio de interrogações. Gosto muito quando Deus diz a Jó no início do cap. 38: Ok! Você já perguntou e eu te respondi agora vou inverter, eu vou te perguntar e você me responde. (palavras minhas)
Então segue uma seqüência de perguntas de Deus para Jó e fico imaginando a face dele para Deus como que dizendo, uau! Não havia pensado nisso! É realmente uma pergunta e tanto! (e em seguida querendo devolver a pergunta para o mestre).
Chegamos então no cap. 42 no verso 2 onde ele responde: Bem sei que tudo podes e nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Vejo aqui uma resposta inteligente e humilde. Um reconhecimento de que ele não sabia responder aquelas questões, mas o mestre tinha esse poder e sabedoria.
A segunda passagem é a visão do vale de ossos secos descrita em Ezequiel cap. 37. Deus faz o profeta passar pelo vale e o mostra a quantidade de ossos e o estado em que eles se encontravam: sequíssimos. A seguir pergunta a ele se aqueles ossos poderiam tornar a vida. Consegue imaginar a face do profeta diante dessa pergunta?
Perplexa, não? Sem devolver a pergunta ao mestre ele responde: Senhor Deus, tu o sabes. Mais uma vez uma resposta inteligente reconhecendo a limitação humana de entendimento e poder e ao mesmo tempo reconhecimento da supremacia de Deus.
Terceira e última passagem é o dialogo de Jesus e Pedro após a ressurreição. Jesus pergunta a Pedro três vezes se ele o ama. Pedro responde que sim na primeira vez, na segunda e por fim ele acrescenta: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo.
Eu vejo nessa resposta um quebrantamento, humildade e reconhecimento da parte de Pedro. Acho essa pergunta muito, mas muito mesmo, difícil de responder e para qualquer pessoa. Amor é algo tão profundo e complexo! Pedro sabia que antes da crucificação ele havia dito que ia com Jesus até o fim e no momento crucial não conseguiu vencer suas limitações para sustentar suas palavras. Ele havia negado seu mestre. Eu vejo nessa resposta de Pedro esse reconhecimento. Apesar de amar Jesus ele era fraco, ele o havia traído. Apesar do amor voltou atrás na sua decisão. Então na sua terceira resposta ele acrescenta essas palavras. Tu sabes tudo. Que coisa extraordinária! Que sinceridade! Agora sim, a resposta estava correta. Mais uma vez o reconhecimento...
Caro leitor, quantas vezes estamos nessa situação questionando Deus de um lado para outro querendo ouvir dele as respostas que supomos acalmariam nosso coração? 
Ele inverte as coisas e nos faz perguntas e finalmente nós nos vemos sem argumentos e tudo que podemos responder é: Tu sabes tudo.
Quando fazemos essa afirmação, algo como brisa suave toma conta do nosso ser e por fim conseguimos respirar aliviados. Enchemos-nos de confiança e esperança porque Ele sabe todas as coisas e está no controle! 

Comentários

Pequena Daphnne, realmente vivemos bombardeando a Deus com nossos porquês, como crianças que querem saber das coisas tudo de uma única vez. Intrigante, sem dúvidas, ter Deus nos questionando. Independente da personalidade de cada um, penso que a primeira tentativa é mostrar para Ele que somos conhecedores de alguma coisa. E em meio ao fracasso a segunda reação seria a negação de tal conhecimento. Creio que nunca devolvi a pergunta a nenhum professor e se o fiz, foi no tom de brincadeira. (rsrsrsr). Sua reflexão nos leva a compreensão de que somos tão pequeninos diante de Deus, mas tão pequeninos, que não nos resta outra saída a não ser nos render as suas misericórdias e experimentar suas benevolências. Abraços!

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e