Pular para o conteúdo principal

Encontros Necessários

Conhecemos a história de um homem que lutou com Deus e venceu. Seu nome é Jacó e sua trajetória de vida revela grandes verdades.

Gostaria de compartilhar com você algumas palavras a esse respeito.

- Jacó teve que ter um encontro consigo mesmo.

No livro de Gênesis cap. 32 a partir do verso 7 “vemos” Jacó angustiado “digerindo” as notícias que chegaram a ele a respeito de seu irmão Esaú. Seu irmão estava ao seu encontro não com uma bandeira de paz, mas com sede de vingança. A bíblia nos mostra a reação de Jacó e sua oração. Ele começou a confessar a Deus a sua situação. Foi um momento de olhar para dentro de si e trazer à tona toda a verdade oculta no seu coração. Ele estava com sua família, seus bens e sua auto-estima em ordem, mas quando olhou para dentro de si, quando encontrou-se consigo mesmo houve um choque. Ele estava com grande temor e se achava indigno.

- Jacó teve que ter um encontro com Deus.

Naquele momento Jacó sabia o que precisava ser feito. Dividiu sua família e gado em dois bandos, se despediu deles e ficou só. Aquele era o momento que ele precisava ter com Deus, distante de toda distração, distante de qualquer influência exterior. Agora era Jacó e Deus.

Ali ele teve seu nome mudado, recebeu a benção de Deus e foi tocado. Nunca mais ele foi o mesmo nem no corpo nem na alma. Não importava manquejar de uma coxa, importava ter sua vida mudada por Deus, e isso ele alcançou.

- Jacó teve que ter um encontro com o inesperado.

Depois de lutar com o anjo, Jacó não sabia o que ia encontrar pela frente, mas uma coisa era certa, agora ele tinha paz com Deus e estava preparado para seguir avante. Sua caminhada foi andando e se prostrando em terra até encontrar-se com seu irmão. Estava à frente dele aquele que por ele fora enganado. Era um confronto. Era o momento do tudo ou nada. Antes do encontro com Deus havia temor em seu coração, mas depois houve paz. Seus olhos encontram os olhos de Esaú e o inesperado aconteceu. Seu irmão começou a correr em sua direção, eles se abraçaram e se beijaram e toda a desavença e intrigas cairam por terra.

Sabe o que eu aprendo aqui?

Em nossa vida precisamos de alguns encontros.

Primeiro precisamos encontrar com nosso "eu". Olhar para dentro de nós e trazer à tona o que está oculto em nós. Depois disso precisamos nos encontrar com Deus e apresentar a ele essas verdades que encontramos em nossos corações, alma e mente. Certamente nada continuará igual depois de um encontro genuíno com o Senhor nosso Deus e aí estaremos prontos para o encontro com o inesperado.

Tenha uma boa semana de reflexão!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e