Pular para o conteúdo principal

Mundialmente Invicto

Tudo bem tenho que admitir. Estava querendo muito comentar algumas coisas sobre a Copa do Mundo deste ano.

Apesar de já ter afirmado que não entendo nada de futebol gosto de aprender a respeito de liderança e confesso que o tema se tornou uma grande paixão.

Não tem como negar que no esporte encontramos grandes lições.

Liderança, trabalho em equipe, estratégias, talento x compromisso... São temas que têm me atraído nestes últimos anos.

Fiquei aqui analisando o então treinador da Seleção Brasileira e confesso que estou admirada por sua forma de agir. Ele levou para África aqueles jogadores que acreditava que poderia fazer um bom trabalho em equipe. Também escolheu seus liderados com a premissa de que “Talento não é Tudo”. Deixou algumas estrelas fora do mundial. Enfrentou a imprensa para preservar seu método de trabalho em campo. Sofreu todos os tipos de ataques por palavras, criticas pesada e até mesmo ofensas pessoais, mas seguiu avante rumo ao objetivo estabelecido... Conquistar o mundial.

Tá! Perdemos!

Para mim e para você que não fazemos parte do mundo do futebol nada se altera, mas para a Seleção Brasileira serão mais quatro anos à espera da conquista do Hexa. Somam-se dois mundiais sem levar a taça (8 anos) mais 4 anos para a próxima copa, ou seja, 12 anos de espera. Pior ainda para a Seleção Argentina de Futebol. Serão 28 anos de espera.

Para os apaixonados pelo futebol são muitos anos de expectativas frustradas, sofrimento e decepção. Para quem não está nem aí até ler esse comentário é uma grande perda de tempo.

Mas, sabe...

Pensar sobre esse tempo de espera me fez ir lá na história do Antigo Testamento.

Pode parecer um absurdo associar as duas coisas, mas venha comigo.

Israel tinha uma grande expectativa por um evento que acontecia apenas uma vez por ano.

Não se tratava de futebol e nem de qualquer outro esporte, era coisa mais séria e se tratava de perdão pelos pecados.

Apenas uma vez por ano o Sumo-Sacerdote podia entrar no lugar chamado Santo dos Santos com objetivo de interceder à Deus por perdão para toda a nação. Sua entrada ali era um evento importantíssimo, pois era revelado o veredicto de Deus para Israel através de sua vida ou morte.

Após o “culto” se o Sumo-Sacerdote saísse do lugar santíssimo com vida significava que Deus havia recebido o sacrifício daquela nação e concedido um ano mais de perdão e se o contrário acontecesse significava um ano mais debaixo da condenação do pecado.

Isso acontecia de ano em ano até que Jesus Cristo veio.

Sua morte na cruz garantiu uma vitória para sempre. Ele é o Vencedor Invicto.

Ele mesmo foi o nosso Sumo-Sacerdote e agora não temos mais que esperar por um ano, ou mais para nos vermos livres da condenação do pecado.

Não é mais necessário esperar por um sacrifício de um cordeiro, pássaro ou outro animal.

Jesus foi o nosso cordeiro imaculado que derramou na cruz o seu sangue nos garantindo a vitória para sempre.

Meu amigo, a Seleção Brasileira terá que esperar juntamente com todas as outras seleções a copa de 2014 para conseguir uma chance de conquistar um título de campeão e depois fazer um trabalho árduo para conseguir outra taça dentro de quatro anos e assim por diante.

São vitórias relativas. São títulos temporários. São conquistas com data de validade.

Mas, não existe apenas o mundo terreno de vitórias corruptíveis.

Existe um mundo espiritual.

Neste mundo já existe um vencedor, Jesus Cristo. Ele nos dá o direito de participar da vitória, e o melhor? De graça!

“Pois é pela graça que sois salvos, por meio da fé – e isso não vem de vós, é dom de Deus – não de obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2: 8 e 9

Comentários

André Rodrigues disse…
Ahh, que excelente reflexão!
Ainda bem que tem alguém aqui pra reconhecer o 'talento extra' do treinador Dunga.
É interessante ver como as pessoas esperam algo do outro, e o culpa quando não corresponde às expectativas. Isso acontece com todos, em qualquer lugar. Mas vale lembrar que agora tem um ex-treinador com a consciência tranquila, de ter levado pessoas COMPROMETIDAS e RESPONSÁVEIS, e perder 'de cabeça erguida', a ter levado os 'super-talentos' que não tinham nenhum compromisso com a equipe, e depois perder com vergonha. Isso sim seria mal.
Mas fora dos campos de futebol, que aprendamos a manter esse foco: fazer o que tem que ser feito, mesmo que seja contrário a todas as opiniões do 'povo'! (viu a influência?! kkkkk)

Abraço, fik na paz do Senhor Jesus!

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e