Pular para o conteúdo principal

É Assim Que Se Faz!

Acredito que algumas perguntas são fundamentais para nosso crescimento pessoal.

Parece simplista demais, porém a pergunta: Quem sou eu? – pode revelar aquilo que nós mesmos negligenciamos a nosso respeito.

Desde a semana passada estou refletindo sobre dois personagens da história bíblica tentando elaborar um texto para que possamos juntos tirar algum proveito.

Ambos tiveram a oportunidade de se apresentar à reis, homens poderosos e também à homens comuns. Sonharam alcançar posição social e política. Tiveram grandes oportunidades.

Porém suas histórias são distantes. O primeiro teve a grandeza de se perguntar quem era ele, o segundo simplesmente pensou ter a certeza de quem ele era.

O primeiro analisou sua trajetória de vida, suas frustrações e seus sonhos. Soube que era dependente do favor de Deus e que seus sonhos só se realizariam no tempo dEle. Procurou ser zeloso em suas palavras e ações enquanto o segundo não temia a Deus nem se preocupou com o resultado de suas palavras e ações. Procurou realizar seus projetos sem razão e conhecimento.

Chega um momento na história do Egito em que Faraó se debate em pesadelos. No seu desespero com as imagens do pesadelo procura um significado. Seus sábios e feiticeiros não podem lhe ajudar. Porém aqueles sonhos foram reais demais para serem ignorados.

Nesse cenário aparece José. O conhecido sonhador. O homem que aprendeu a questionar com zelo e temor quem ele era. Ele se apresenta o faraó. Revela o significado dos pesadelos do rei do Egito. Dá conselhos do que deveria ser feito.

Um homem sábio e de confiança deveria ser colocado para administrar a crise que se revelaria em sete anos. A situação no Egito dependia de um homem capacitado.

Faraó então tira do dedo o seu anel e entrega a José, tira seu manto real e o veste em José, faz com que José saia pelas ruas da cidade para que todos vejam como é que se faz a quem o rei deseja honrar.

Este homem chamado José teve uma visão geral primeiramente de quem ele era e por fim todos puderam reconhecer que ele era quem dizia ser. Homem temente a Deus. Sonhador. Idealizador e conquistador de grandes feitos.

O segundo personagem é um homem de linhagem real, porém seu coração é traiçoeiro. Ele deseja uma posição no reino, deseja reconhecimento, mas suas atitudes revelavam quem de fato ele era. Homem desleal, orgulhoso e mal.

O rei Assuero perde o sono no meio da noite e se vê impelido a ler as crônicas referentes ao seu reinado. Encontra um homem que lhe salvou a vida. Sabe que este homem merecia honra, porém não foi honrado.

Nesse momento apresenta-se diante dele o homem traidor chamado Hamã. O rei procura saber o que se deve fazer a um homem que ele deseja honrar.

Hamã no seu engano pensado tratar de si mesmo sugere que o rei dê o seu anel ao homem digno de honra, lhe vista com sua capa e faça com que monte em seu cavalo e saia pelas ruas gritando: assim se faz ao homem a quem o rei deseja honrar.

Coitado de Hamã. Ele não se dedicou em saber quem ele era porém seu coração enganador lhe traiu. Foi designado a honrar a quem desejava ver morto.

Hamã nunca soube reconhecer que ele era homem mortal, cheio de erro e de engano. Ele pensava ser o tal. Menosprezou quem tinha honra, dignidade e lealdade. Na forca que preparou para Mordecai foi enforcado. Enquanto todos confirmaram quem Hamã era, ele não podia entender o fim de sua trajetória porque não soube sua identidade.Não tirou um tempo da sua vida para conhecer quem ele era.

Meu amigo essas duas histórias mostram duas realidades.

A primeira quem sabe o que é realiza seus sonhos.

A segunda quem não sabe o que é, além de não reconhecer a si não reconhece o próximo e está sujeito a ser traído pelo próprio engano.

Quer ouvir ao seu respeito o clamor: "É assim que se faz!"?

Saiba primeiro quem você é.

Comentários

Miriam disse…
Saber quem nós somos é uma tarefa muito difícil. Muitas vezes pensamos que jamais faríamos assim ou aquilo, porém chega o tempo e somos surpreendidos, outras vezes assim como Pedro pensamos que vamos com Jesus até a morte e um problema abala a grande fé que temos. É importante gastarmos tempo em oração e busca de um caráter aperfeiçoado segundo a vontade de Deus. Boa reflexão (como sempre). Deus te abençõe tia de 3 ou 4 ou 5...com carinho, Miriam

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e