Pular para o conteúdo principal

Poder na Fraqueza

Recentemente estive conversando com uma pessoa sobre as ansiedades da vida. Aliás, esse tem sido um assunto em pauta em muitas conversas.
Comparava nossas inquietações com as ondas do mar, lembrava de algumas passagens bíblicas que nos instrui a esperar com paciência e a nos aquietarmos em nossos sentimentos e emoções sabendo que Deus nos guiará em todas as coisas.
Certamente entendemos todas essas passagens e em muitos momentos (em alguns, mas em outros nem tanto) temos a fé suficiente para atendermos às recomendações.
Então me lembrei de algumas passagens bíblicas que não foram ocultadas a nós como, por exemplo, os vários salmos com declarações de inquietação e ansiedade como o salmo de Asafe (Sl 73), as dúvidas do patriarca Abraão e de sua esposa, incertezas de Gideão, lamentações do profeta Jeremias, o comportamento tempestuoso de Pedro, as falhas de Davi, porque razão?
Quando leio o “desabafo” de Asafe percebo que estava aflito e sofrendo calado. Ele via os ímpios alcançando mais do que desejavam, enquanto ele sofria privações e se cansava no seu trabalho. Suas observações foram tornando um peso de angustia em seu coração enquanto permanecia calado e sofrendo no seu silêncio até que ele não agüentando mais esse sofrimento na alma entrou no templo...
Ah! Que coisa maravilhosa aconteceu.
De um momento para outro...
Tudo mudou no seu coração a partir do momento que ele entrou na presença de Deus.
O que dizer de Abraão e sua esposa Sara?
Você também não duvidaria?
Como pode um homem e uma mulher em idade avançada ter um filho? Sabemos que a gravidez após os 40 anos é de risco porque já o período de fertilidade é passado como então poderia esse casal esperar um filho na casa dos 90 anos?
Dúvidas... Mesmo acreditando no poder de Deus!
Mas essa história não termina quando eles duvidam. Sabemos que em um dado momento sua fé é colocada em ação e podemos ler que Abraão creu e isso lhe foi imputado por justiça. Gosto dessa expressão. Também gosto quando leio no livro de Romanos que ele creu contra a esperança. O mesmo que no princípio não compreendeu os planos de Deus foi o mesmo que creu até contra a esperança.
Houve uma mudança no seu comportamento e isso resultou que aquele que crê em Deus é filho (na fé) de Abraão.
Gideão não se contentou com apenas uma prova de Deus para que ele obedecesse. Ele pediu provas e Deus lhe atendeu assim como tinha pedido, mas não foi o suficiente, até que Deus lhe fez ouvir da boca do seu adversário que Deus era com ele.
Insegurança... Mesmo com todas as provas de Deus!
Mas a história foi mudada a partir do momento que ele colocou em ação a sua fé.
O que dizer do livro de Lamentações? Porque não ocultar as fraquezas do homem? O que dizer de Davi, de Pedro e de Paulo?
Certamente não compreenderíamos a razão se olhássemos o primeiro momento de todas essas histórias e não atentássemos para a mudança de comportamento que houve em todas elas.
Paulo explica a razão das fraquezas no livro de 2 Coríntios. Leia e perceba por si mesmo.
Espero que possamos compreender todas essas coisas e ver o poder de Deus se aperfeiçoando em nossa fraqueza para que Deus seja exaltado em todas as coisas.Tenha um bom dia!

Comentários

André Rodrigues disse…
Paz do Senhor!
Achei muito interessante a frase que ouvi [e talvez você já a tenha ouvido também]: "A razão pela qual manifestamos tão pouco o poder de Deus em nossa vida é pq não somos suficientemente fracos; o poder se aperfeiçoa na fraqueza".
Pensando nisso, entendo que Deus precisa agir, mas talvez pela nossa má atitude, precisamos ser 'enfraquecidos' por ele. Raras são as vezes que o Senhor mostrou sua glória, sem que tenha sido nos 'vales da existência' dos seus escolhidos...
'Retenhamos a graça' para PERMANECERMOS de pé nesta jornada de fé!!!!!!!!!

André Rodrigues

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e