Pular para o conteúdo principal

Fruto de Uma Sábia Decisão

Boa tarde meu amigo leitor.
Gostaria de compartilhar hoje uma palavra que tocou meu coração ontem a noite enquanto fazia minha leitura da bíblia.
São 12 a quantidade de tribos de Israel. Cada uma delas têm a sua particularidade e juntas contam a história de um povo que Deus escolheu para si.
Meu olhar se voltou para Judá. Esta tribo é agraciada com muitas bênçãos de Deus. Judá recebeu a bênção de Jacó e foi desta tribo que descendeu o Cristo.
Procurei entender o porque destas bênçãos e destaque entre outras tribos. Foi então que busquei a história do nascimento deste filho de Israel.
Sabemos que Jacó se apaixonou por Raquel e por ela dedicou sete anos de sua vida e trabalho. Porém, seu sogro o enganou e no lugar de sua amada deu-lhe Lia uma mulher sem beleza de porte e formosura.
Lia se torna uma personagem desprezada nessa relação pois o amor de seu marido era de Raquel sua irmã mais jovem de postura e beleza singular.
Seu primeiro filho nasce e é chamado Rubén pois é filho de aflição. A intenção de Lia em dar um filho a Jacó era a de atrair seu esposo e a esperança de ser amada por ele o que não acontece. Seus próximos dois filhos Simeão e Levi também recebem esses nomes significando a mesma aflição. Lia esperava que por dar filhos ao seu esposo seria amada e admirada mas de novo não acontece.
Para nós brasileiros é quase impossível compreender esse tipo de casamento. Você consegue imaginar o que se passava no coração e na mente dessa mulher? Foi dada como esposa a um homem que não lhe amava e cujo amor era entregue a sua irmã.
Essa história tem uma mudança significativa a partir daí. Lia engravida novamente. Fico imaginando o que lhe aconteceu para que seu comportamento mudasse tanto.
Seu quarto filho é chamado Judá e seu nome retrata uma decisão de Lia, a de louvar ao Senhor!
Diferente das três gestações a de Judá registra o momento em que Lia aprende a louvar a Deus apesar de ser desprezada. Judá não foi filho de aflição e sim de um amor incondicional.
Lia decidiu amar Jacó mesmo que este a desprezava. Decidiu que seu filho seria bênção e não mais uma isca para o amor de seu marido. Decidiu gerar filhos porque Deus lhe havia lhe abençoado abrindo sua madre. Decidiu ser mãe. Decidiu ser serva de um Deus que ama incondicionalmente. Decidiu acreditar na bênção de sua descendência independente de qualquer coisa por isso desta vez louvou ao Senhor com seu flho Judá.
Como não se tornar uma bênção este filho de uma sábia decisão?
Seu pai o abençoou e declarou que as nações o louvariam, que sua descendência seria como filhos de leão. E hoje cantamos sobre Cristo o Leão da tribo de Judá.
Decisão!
Decida você também louvar a Deus com um amor incondicional. Vamos mudar o foco. Louvar a Deus é uma decisão. Você está disposto? Sua descendência te agradecerá!

Comentários

Anônimo disse…
Daphnne, é sempre uma alegria ler seus textos, espero um dia vê-los todos em um livro. Deus continue a inspirá-la. Na vida temos mais 'Lia' que 'Raquel', que Deus segrede aos corações a superação de nossas frustrações e a alegria pelo amanhã seguro Nele.
Boa noite querida Daphnne, espero que já tenha passado sua bravura!!!!rsrsrsrs.
Palavras profundas, como é do seu carater... Realmente somos nós quem amaldiçoamos aquilo que temos. Posso lhe garantir que amar incondicionalmente não é um atributo humano, mas se quisermos alcançar as vitórias, as promessas e tudo o que Deus tem preparado para nossas vidas, precisamos amar incondicionalmente, pois só vivenciando o amor desta maneira seremos capazes de obedecer, de reconhecer, etc.
Realmente somos mais tempo Lias, inconformadas, tristonhas, choronas, resmungonas, tentando dar um jeito na situação. Mas louvar é um mistério de Deus. O louvor é algo inesplicável, que realiza coisas sobrenaturais.
Obrigada! por suas reflexões... você é sem dúvida especial.
Bjs tia Dé

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e