Pular para o conteúdo principal

Falando sobre "Lagar"

O que Gideão fazia no lagar?
Se sua resposta foi diferente de "malhando trigo" acho que não está familiarizado com a história deste homem, pois, era exatamente isso que ele estava fazendo.
Mas... para que serve um lagar?
Afinal de contas... onde é que se malha o trigo?
Bem, não me incomodo se essas perguntas nunca lhe passaram pela cabeça. Porém, desde minha última postagem no blog tenho meditado sobre essa passagem bíblica.
O lugar correto para se malhar trigo chama-se Eira que segundo o dicionário quer dizer: extensão de terreno limpo e batido, ou lajeado, onde se secam, malham, trilham e limpam cereais e legumes;
Sabe porque Gideão preferiu malhar o trigo num lagar? Ele não estava disposto a perder o seu sustento para os Midianitas. Por algum tempo os midianitas consumiam todo o alimento produzido pelos israelitas. Não somente as suas plantações eram destruídas mas também o seu rebanho.
Muito bem, vamos voltar ao lagar...
Segundo o dicionário lagar é: tanque onde se espremem ou pisam certos frutos;
casa com aparelhagem própria para fazer vinho ou azeite.
Sabe o que me intriga nessa história?
Gideão estava num lugar onde se obtinha o suco da uva, o vinho! Você sabe que o vinho é a representação de alegria e festa.
Exatamente aí neste lugar onde se extraia a "alegria" e a "festa" vemos Gideão malhando o seu trigo... com um coração aflito e angustiado por causa da opressão dos midianitas ao seu povo.
Enquanto malhava seu trigo e tentava se livrar dos seus opressores Gideão teve um encontro com um anjo do Senhor.
Sabemos que o anjo veio lhe entregar uma missão e anunciar uma abundante alegria.
Durante todos estes dias que passei meditando sobre a história de Gideão me coloquei no lugar dele...
Ficamos aflitos quando somos desafiados. Juntamos nossas sementes de fé e esperança e corremos para um lagar a fim de protegermos nossos ânimos. Fugimos da eira. Não queremos ser vistos pelos "midianitas" destruidores de sonhos... devastadores de alegria.
Que bom se pelo menos nos refugiássemos num "lagar" porque na medida que fossemos malhando o nosso "trigo" e falando com Deus... sentiríamos nossos pés tocando algo líquido e finalmente com coração já aliviado poderíamos perceber que nosso lagar se encheu de vinho!
Quando o anjo do Senhor se ausentou, Gideão estava com coração tão cheio de alegria e esperança que podia ver seus inimigos derrotados.
Precisamos correr para os braços daquele que é capaz de transformar a água em vinho. Não vamos deixar a festa acabar em nosso coração e em nossa alma. Se falta "vinho"... se falta a alegria chame por Cristo Jesus. Só Ele pode tornar em alegria a sua tristeza. Só Ele pode tornar em festa o seu lamento. Ele quer lhe oferecer o vinho novo e bem melhor!

Comentários

André Rodrigues disse…
A Paz do Senhor!
Sabe, tenho pensado em muitas coisas nesses ultimos dias, dias desafiadores, por sinal. Mas tem uma coisa que não consigo parar de pensar: qd o Espírito de Deus se move em nós, fazemos coisas que às vezes nem entendemos.
Às vezes o Senhor nos mostra um lagar, e apenas dizemos: "Mas aqui não se malha trigo!". E eu agradeço a Deus pela graça que recebi, de me alegrar no lagar, confiar que aqui é minha segurança.
Talvez alguem diria para Gideão: "Você é louco. Vai com esse trigo pro lagar mesmo?". Sendo assim, nos apaixonemos por essa 'Sábia Loucura'(Lembra?).

Fik na Paz do Senhor Jesus
Anônimo disse…
Paz! Uaaauuuu...que palavra hein? Me alegrei em meditar nessa palavra...realmente, a momentos em que "juntamos nossas sementes de fé e esperança e corremos para um lagar a fim de protegermos nossos ânimos"...e é muito bom vermos que são nesses momentos que temos a visitação do Senhor em nossas vidas!
É bom saber que não importa as circunstâncias podemos correr para o lagar...malhar o nosso trgo...falar com Deus e esperar confiantemente pelo seu consolo!

Abraços
JOSI / SP
adriana vieira disse…
Acordei com essa palavra no meu coração e fui buscar o que o Senhor estava querendo dizer ,estou passando por um momento muito difícil no meu ministério,agora estou entendendo o que devo fazer, agradeço ao Pai por sua vida ,continue sendo esse vaso para honra e leve aos corações cansados e abatidos alento e paz.
Fique na paz Deus é contigo abençoada!
blog do nicacio disse…
A Paz do Senhor!
louvo a Deus por esta palavra que tem nos ajudado e tirado nossas duvidas.creio que deus nos colocou no lagar e logo vira ao nosso encontro para nos orientar quanto a nossa vitora.Peço a todos que ler esse comentario orar por nos no campo de DOM BASILIO a cidade mais catolica do Brasil.valdivina cunha.
Anônimo disse…
Daphnne, a paz do Senhor jesus. Esta é a primeira vez que lhe acesso. gostei do seu comentário sobre gideão e gostaria de fazer um também.É o seginte: malhar trigo no lagar significa trabalhar em condições inadequadas, e isto é uma grande lição para aqueles que es´~ao muitas vezes no culto e reclamam do arcondicionado ou do retorno do som quando estão falando e etc...
Unknown disse…
paz estava triste com tantas coisas em meu ministerio,e outras coisas na minha vida e Deus usou um irmao para falar comigo,e ele falou do largar,o que voce escreveu é tremendo,me ajudou a entender melhor,algumas coisa .mais o que o espirito santo me disse é que muitas vezes .quando estamos desanimados e triste com muitas coisas e com medo de algo.vamos para o lagar para nos escondermos,do que? da obra de Deus.e o senhor manda um anjo ,que pode ser um irmao e diz,onde voce esta, eu te deixei ai por um tempo e te observei,mais voce precisa sair pois,ai é lugar pequeno nao é esse seu chamado te chamei para algo maior ,Gideao etava se escondendo.E O SENHOR NAO QUER SEU POVO ESCONDIDO E SIM SAINDO PARA FAZER SUA OBRA e alargar as fronteiras.isso foi o que Deus colocou em meu coraçao.´paz
Gabrielle disse…
Fabrício sua resposta foi tremenda.
Realmente o povo de Deus tem se escondido em meio as adversidades.
Enquanto Deus tem nos chamado para coisas grandes.
Malhar trigo no lagar é coisa difícil e estranha, pois o trigo irá cheirar mal, não ficará bem malhado, devido à umidade na madeira. Afinal, o lagar é onde se pisa a uva para fermentação. Não há no lagar a aeração suficiente para o trigo. Por isso, o anjo do Senhor disse que que Gideão era "valoroso", usando esse truque para poder esconder o trigo dos inimigos. Ele preferia correr o risco de ter um trigo de qualidade inferior do que perdê-lo para os inimigos. Preferia uma pequena "derrota" na batalha, mas não perderia a guerra. Homem valoroso.

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e