Pular para o conteúdo principal

Qual é o seu Perfil?

Se você recebesse a incumbência de ordenar uma pessoa ao maior cargo da nação, quais seriam as qualidades que você teria como base para sua escolha?
Será que primeiramente procuraria por uma família alvo, cujos membros fossem intelectuais, bem apresentados, de forte carisma e de elevado status social?
Certamente sua intuição te levaria por este caminho em busca do candidato.
Permita-me contar a história de um homem que teve exatamente esta missão de encontrar um rei para a nação. O nome dele é Samuel.
Deus ordenou a Samuel ir à casa de um homem chamado Jessé, este possuía oito filhos e dentre eles estava o que correspondia ao perfil que Deus desejava para ser o rei de Israel.
O profeta não recebeu nenhuma informação adicional do perfil do homem cujo coração agradava ao Senhor. Portanto ao ver os filhos de Jessé, Samuel precipitou no seu pensamento porquanto eram muito formosos e de boa estatura. Qual foi a sua surpresa ao ouvir a voz de Deus em seu coração e saber que nenhum daqueles moços tinha um perfil para ser o rei.
Bom, quero entrar aqui com minhas observações...
Até este momento da história, Davi não está apresentado. Ele era apenas um membro da família, o menor dentre seus irmãos. Um pastor de ovelhas que não foi julgado digno de estar com seus irmãos numa reunião tão importante com o profeta. Era desprezado por eles.
Samuel questiou Jessé a respeito de seus filhos perguntando se não havia um outro. Imagino que aquela família sofreu um impacto por que não viam em Davi nenhuma qualidade que correspondesse ao perfil procurado para o rei de Israel. Mas entrando Davi na casa, o profeta não teve duvida que seria ele mesmo. Ele foi ungido rei, e o Espírito de Deus se apoderou dele.
A partir daquele momento a história começa a relatar as qualidades deste novo rei. Agora vemos que ele tinha uma boa aparência, era de boas palavras, valente, homem de guerra, tinha muita habilidade musical e o Senhor era com ele.
Pergunto: onde esteve este perfil o tempo todo? Porque a família de Jessé não se deu conta destas qualidades?
Será que essa pergunta não pode ser aplicada às nossas vidas?
Qual a visão que temos de nós mesmos? Qual a visão Deus tem de nós?
Certamente Deus conhecia muito bem este rei quando estava ainda no campo vivendo como um pastor de ovelhas e sabia que seu perfil era de um rei.
Você pode estar pensando como o profeta no primeiro momento, atentando para a aparência, mas os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos. O perfil que ele vê em mim e em você é muito além daquilo que pensamos. Medite nisso esta semana.
Deixe Deus guiar teus passos assim você irá muito além das suas possibilidades.
Um forte abraço.

Comentários

josilene disse…
Interessante suas observações! Diante delas, parei para pensar: Qual é o perfil de cada um de nós? A conclusão a que cheguei?...DEPENDE! Davi, mediante o olhar de seu pai e irmãos, não passava de um jovem pastor, que não fazia nada além de pastorear um rebanho, e ninguém pensava nas dificuldades que ele enfrentava para desenvolver suas responsabilidades. Porém, mediante o olhar do Pai celestial ele era alguém especial, um pastor que conduzia um rebanho como ninguém, que fazia isso da melhor forma, dando o seu melhor, que lutava se fosse preciso para defender suas ovelhas, ou seja, ele era corajoso, audacioso, fiel e acima de tudo, digo de ser o Rei de Israel! O nosso perfil é moldado por Deus e estabelecido por nós mesmos, a partir de nossas ações, não importa o que façam ou digam ao nosso respeito, existe alguém que vê muito além das aparências e que está disposto a tirar os Davis que está escondido por trás de cada um de nós!!! Resumindo, o que importa não é a visão que as pessoas têm de nós,do noso perfil, mas sim o que nós nos permitimos ser, a partir da direção de Deus!!!

Que Deus abençoe
Josi

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor?
O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não?
A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”.
Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostram ape…

Encontre a resposta!

Palavras e imagens sempre foram objetos da minha curiosidade. Talvez esta seja a razão porque gosto de fazer palavras cruzadas, montar quebra-cabeça e resolver exercícios de lógica.  Recentemente me vi num entrave com um exercício de lógica. Quatro imagens propunham uma palavra com seis letras. A primeira imagem era de um ovo, a segunda de um bolo de aniversário, a terceira de um cachorro e a última de uma prateleira de sapatos. Fiquei por muito tempo tentando achar a lógica daquele exercício. O que tem em comum um ovo, um bolo, um cachorro e sapatos?  Tentei várias palavras e nada. Deixei o exercício de lado por algumas vezes na esperança de voltar com uma solução. ‘Quebrei a cabeça’ com aquele enigma. Estava procurando uma ligação das imagens até perceber que a lógica estava na cor e não nas imagens em si. Mudei o foco para a cor e facilmente preenchi os espaços com as letras. Interessante como fixamos os olhos no problema e deixamos de perceber a solução bem diante dos nossos olhos. Nã…

Falando sobre "Lagar"

O que Gideão fazia no lagar? Se sua resposta foi diferente de "malhando trigo" acho que não está familiarizado com a história deste homem, pois, era exatamente isso que ele estava fazendo. Mas... para que serve um lagar? Afinal de contas... onde é que se malha o trigo? Bem, não me incomodo se essas perguntas nunca lhe passaram pela cabeça. Porém, desde minha última postagem no blog tenho meditado sobre essa passagem bíblica. O lugar correto para se malhar trigo chama-se Eira que segundo o dicionário quer dizer: extensão de terreno limpo e batido, ou lajeado, onde se secam, malham, trilham e limpam cereais e legumes; Sabe porque Gideão preferiu malhar o trigo num lagar? Ele não estava disposto a perder o seu sustento para os Midianitas. Por algum tempo os midianitas consumiam todo o alimento produzido pelos israelitas. Não somente as suas plantações eram destruídas mas também o seu rebanho. Muito bem, vamos voltar ao lagar... Segundo o dicionário lagar é: tanque onde se espremem ou p…