Odeio esperar!
Sei que o verbo odiar é muito pesado. Minha mãe me ensinou a usar esse verbo com muita cautela.
Mas não há expressão melhor para descrever o que sinto em relação à espera.
Já vivi quarenta e um anos e alguns meses e passei, continuo passando, pela espera.
A espera me irrita, me frustra, me decepciona e revela a minha pior versão. E talvez você esteja imaginando eu gritando, chutando as coisas ao meu redor ou partindo para a agressão física. Não. Graças a Deus! Não é disto que estou falando, no máximo o que você verá será a minha cara fechada.
O problema é que todo o meu desgosto com a espera acontece internamente, no coração e na mente.
São os meus pensamentos e emoções que são afetados pela espera. Minha boca se fecha, mas por dentro sou tomada por um turbilhão de palavras.
E é nesse momento que a minha fé, as minhas crenças, meus princípios e esperança são colocados à prova. Preciso gerir todo o turbilhão de vozes da minha cabeça e ordená-las. É nesse momento que tenho que lembrar quem sou, de onde vim, quais são as minhas habilidades, o que posso fazer e onde quero chegar. Talvez por isso seja tão difícil lidar com a espera.
Eu não tenho prazer em esperar a minha vez, eu não gosto de estar numa sala de espera. Mas não se engane! Tenho passado por muitas salas de espera, eu tenho trabalhado bastante e esperado por muito tempo para gozar dos benefícios do meu trabalho, eu tenho adiado bastante as recompensas, eu tenho passado por muitas salas de embarque. Ah, sim, você se surpreenderia do quanto tenho esperado, sem gostar, sem vontade de fazer, mas sim, esperando. E muitas vezes vale a pena.
O fato de ter valido a pena esperar me ensina que por mais odioso que seja esperar, valerá a pena.
Ver as pessoas ao redor gozando do bem que você deseja e desfrutando das recompensas imediatas é duro. Afinal vemos por fora, o resultado. Não sabemos o que o outro está sentindo, não sabemos o que o outro está pensando ou como está vivendo aquele momento. Não é isso que o Instagram nos ensinou, a ver o momento feliz e exitoso devidamente selecionado e compartilhado?
Os últimos anos vêm nos ensinando a ver tudo harmonizado, a vida, a aparência, o status. Mas a realidade, não compartilhada nas redes sociais, nos enfrenta e nos mostra a verdade. As coisas acontecem no seu tempo, assim como uma flor desabrocha no seu tempo, assim como o cabelo fica branco e a pele flácida. E se falamos de tempo, falamos de espera.
Valerá a pena, grita uma voz do meio de um turbilhão. A princípio o som dessa voz é abafada. Mas a medida que os pensamentos vão sendo organizados e os sentimentos administrados, a voz se faz ouvir: valerá a pena. E é isso. Vai mesmo. Você pode odiar o processo, mas no final você agradecerá pelo aprendizado e estará contando história do que viveu.
Espera um pouco mais, daqui a pouco chega a sua vez. Não tenha medo, creia somente!
Comentários