Pular para o conteúdo principal

Depois do Livro

Oi. Você voltou!

Então te interessa saber o que aconteceu depois?

Quando o ano 2019 chegou ao fim eu fiquei a pensar o que gostaria de fazer em 2020. Resoluções de fim de ano, sabe como é? Definitivamente viajar para o Peru estava na minha lista. Também coloquei como meta ler um livro ou mais por mês. Fazia tempo que minha leitura estava ruim.

Comecei o ano colocando em ação meu projeto de leitura. Afinal comprar um livro é algo muito fácil. Comecei com o C S Lewis, Cristianismo Puro e Simples. Leitura difícil para quem estava ‘enferrujada’. Mas, se era para levar a sério essa intenção, a escolha foi perfeita. Tudo certo com esse plano e agora teria de seguir com os demais. Viajar. Isso! Procurei uma agencia de turismo para verificar as opções. Essa parte foi fácil. Já estávamos em fevereiro quando eu assinei o contrato. Minha viagem iria acontecer em maio. Comecei a ‘passear’ pelo Google Maps todos os dias e fazer um roteiro mental e assistir a vídeos no YouTube para aprender sobre o país que visitaria.

Como você sabe, no final do mês de fevereiro, o Brasil registrou o primeiro caso da doença que se espalhava rapidamente pelo mundo. E não levou muito tempo para que a Organização Mundial da Saúde declarasse uma pandemia. Medidas preventivas para conter a disseminação do vírus foram tomadas em todos os países o que significava que viagens internacionais não seriam possíveis dentro dos próximos meses. Consequentemente minha viagem até o Peru não aconteceria em maio. E então eu e milhares de pessoas tivemos nossos planos de viagens frustrados.

Inicialmente não pensávamos que a situação demoraria muito tempo. Talvez dentro de 3 ou 4 meses tudo voltaria ao normal e seriamos ‘felizes para sempre’ de novo. Não foi o que aconteceu, não é mesmo? O que fazer quando vem a frustração? Engraçado! Para o mês de fevereiro eu tinha comprado para ler o livro cujo título era: Frustração da autora Adriana Fóz. Premonição?

Eu passei de abril a setembro vigiando as fronteiras do Brasil e Peru procurando uma brecha para poder viajar. Não estava disposta a abandonar a ideia de realizar meu objetivo. Eu li muito. Retomei o ritmo de leitura que havia perdido a anos. Foi ótimo. Mas, seria ainda melhor viajar como havia programado. Tive uma epifania com a data de 05 de dezembro. Contatei a agencia de turismo e solicitei o reagendamento da viagem que contemplasse aquela data. E assim foi. A nova data seria do dia 01 ao dia 10 de dezembro. A novidade era que para viajar eu teria que fazer um teste contra a nova doença e teria que usar máscara e protetor facial o tempo todo para evitar o contagio. Além de fazer declarações juradas de que não estava doente, não apresentava sintomas e de que não havia estado em contato com pessoas infectadas.

O mês de dezembro chegou e eu fui para o Peru. Um jeito novo de viajar. Muitas declarações juradas, medições de temperatura, limpeza com álcool o tempo todo e distanciamento social. Eu cheguei no país com uma sensação boa de que enfim conheceria mais uma das sete maravilhas do mundo e eu estava realmente feliz. Mas, esta é história para outro momento.

Frustração é algo que acontece com todos. É um sentimento ruim. Não poder fazer aquilo com o qual sonhou por fatores que fogem ao seu controle gera tristeza. Você tem vontade de chorar, de brigar, de gritar. E é normal. Faz parte da vida. Chore! Grite! Sinta a tristeza. Olhe para dentro de si. Analise. Reveja seus conceitos. Vale a pena lutar por aquilo que não deu certo no primeiro momento? Então levante-se, recomponha-se e volte a sonhar. Volte a planejar. Não desista! A frustração leva muitas pessoas à depressão, mas só as pessoas que retém a tristeza profunda. De outra maneira a frustração pode te dar um empurrão, no bom sentido.

O que te deixou em estado de profunda tristeza? Como você reage a isso? Fale sobre o assunto. Encare a tristeza. Enfrente ela e a vença. Você pode! Sim! Você pode vencer a frustração. Enquanto há vida há esperança. Sua oportunidade pode ser agora. Abra os olhos. Não perca mais tempo.

Quer saber como foi a minha viagem? Te conto em breve!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que aprendo com a gazela?

Convidada para pregar no culto de encerramento das atividades (2013) do grupo Dorcas (grupo de mulheres da AIDB-Uberlândia), me senti motivada a estudar a história desta personagem bíblica que inspirou o nome do grupo. Quem foi Dorcas? O que seu nome significa? Quais seus valores? Porque sua história motiva outras mulheres que trabalham na obra do Senhor? O nome apresentado na história bíblica é Tabita e sua história é apresentada no contexto de sua morte. Estranho, não? A narrativa se encontra no livro de Atos, cap.9 à partir do verso 36. E assim começa a descrição dos fatos: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto”. Para um “leitor dinâmico” estes dois versos resume toda a história. A mulher existiu, era uma mulher de boas obras, ficou doente e morreu (ponto!). Porém estes dois versos mostra

Um encontro na fenda da rocha

Visitar as formações rochosas no início da semana me fez lembrar uma passagem interessante que se encontra no livro de Êxodo cap. 33 quando Moisés pediu para ver a glória de Deus. Impressiono-me com a ousadia desse homem em pedir para Deus algo tão grandioso. Enquanto olhava para as rochas pensava na história de Moisés, pois a bíblia menciona que Deus respondeu ao pedido dele. Não em sua totalidade é verdade, mas o levou numa fenda da rocha, tampou-lhe os olhos enquanto passava por ele e permitiu que visse suas costas.  Também me lembrei de duas músicas baseadas nessa história e gostaria de compartilhar com vocês... Uma é interpretada pela cantora Fernanda Brum se chama: “Em tua presença”  e a outra é interpretada pela cantora Alda Célia e se chama: “Mostra-me tua glória”  . Moisés desfrutou de um feito extraordinário, não ouve nada igual. Por quê?  Ele desejou um nível mais profundo de intimidade com Deus. Que possamos compartilhar do mesmo anseio de Moisés... Tenha

E o Fogo Lambeu a Água

Gosto de observar a multiforme graça de Deus. Em toda a bíblia podemos ler a respeito de estratégias pouco convencionais que Ele usou para livrar seu povo. Em uma batalha o sol e a lua pararam para que Israel pudesse lutar com vantagem sobre seu inimigo, em outra o grito e assombro foram as estratégias para conquista, outra Israel precisou apenas se colocar de pé para ver o livramento do Senhor e assim por diante. Cada batalha uma nova estratégia vinda da parte de Deus para livramento de seu povo. Aprecio a inspiração divina. Ele confunde os sábios com sua sabedoria e desarma os poderes das trevas com o simples sopro de sua boca. Quem é Deus como o nosso Deus? O interessante nessas histórias é perceber a sintonia que os homens e mulheres tinham com Deus. Eles sabiam que de Deus não se zomba e que cada peleja que enfrentavam estavam amparados por sua palavra. Sendo assim quando leio a história de Elias me maravilho. Ele desafiou os profetas de Baal a colocar a prova de quem e